27/11/2017 19h39 - Atualizado em 27/11/2017 20h16

Escritório de Projetos do Governo comemora 10 anos com palestras e debate

Para assistir à transmissão do GP-ES Talks, basta acessar https://youtu.be/CAk-7-3t4-c

Os dez anos do Escritório de Projetos do Governo do Espírito Santo serão comemorados com palestras e debate nas próximas quarta (29) e quinta-feira (30), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, também conhecido como Casa da Música, no Centro de Vitória. A unidade, que funciona na Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), desempenha papel fundamental junto às diversas secretarias e órgãos do Estado para que investimentos se transformem em benefícios concretos para a população.

No primeiro dia do evento, que será aberto às 16h de quarta-feira (29), com presenças de membros da equipe de Governo, comunidade e pesquisadores das áreas e de Gerenciamento de Projetos e de Gestão Pública, a doutora PhD em Educação, diretora do Instituto Synergos do Brasil e ex-ministra de Assistência Social, Wanda Engel, falará sobre “A importância da gestão de projetos para superar os desafios atuais da gestão pública”. Também haverá apresentação musical do Quarteto Camburi.

Na quinta-feira (30), entre 14h e 17h10, serão apresentadas palestras relacionadas à Gestão de Projetos, cada uma delas com 15 minutos de duração, e com transmissão ao vivo, via YouTube. Para assistir à transmissão do GP-ES Talks, basta acessar https://youtu.be/CAk-7-3t4-c. Após apresentação do subsecretário de Estado de Planejamento e Projetos, Jader Mutzig, farão palestras a diretora técnica da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Sylvana Torres; a consultora Juliana Prado; a subprocuradora do Estado, Juliana Faleiro; a subsecretária de Inovação, Marília Assis; e o gerente do Escritório de Projetos do Governo, Carlos Victor Pestana.     

Premiação

Ao comemorar 10 anos de atuação ininterrupta, o Escritório de Projetos do Governo do Espírito Santo acaba de ser classificado como um dos três melhores do país. Essa posição foi obtida durante a realização do Prêmio PMO do Ano 2017, realizado pela Revista Mundo PM.

O PMO (Project Management Office) do Governo disputou a final do Prêmio PMO do Ano 2017 com dois grandes concorrentes de âmbito nacional: os escritórios do SPC Brasil, que conquistou o troféu, e do Hospital Albert Einstein. A entrega da premiação aconteceu em São Paulo, com presenças do subsecretário de Estado de Planejamento e Projetos, Jader Mutzig, e do gerente do Escritório de Projetos, Victor Pestana.

Desde sua criação, em 2007 - na primeira gestão do governador Paulo Hartung -, o PMO-ES já apoiou a realização de um total de 2.908 projetos, executados por secretarias e órgãos da administração pública estadual.

Monitoramento

A partir de 2015, a unidade vem monitorando intensivamente uma carteira composta de 21 projetos estruturantes, com137 ações de Governo. Dessa carteira fazem parte projetos inovadores como o Escola Viva, que até 2018 estará com 32 unidades em funcionamento, atendendo a 20 mil alunos com ensino em tempo integral.

Também integra a carteira de projetos a Rede Cuidar, que reorganiza o atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo com oferta de exames e consultas especializados. A primeira das cinco unidades previstas já está em funcionamento em Nova Venécia, região Noroeste do Espírito Santo.

Outro projeto inovador da carteira de Projetos Estruturantes é o Ocupação Social. Com atuação em 25 bairros do Estado, o programa oferece uma rede de oportunidades em ações de educação, artes, cultura e empreendedorismo, para jovens expostos à vulnerabilidade social.  

Todos os 21 projetos estruturantes e suas ações são iniciativas prioritárias. As ações incluem, entre outras, obras viárias, projetos ligados às áreas de Saúde; Educação; Desenvolvimento Social; Segurança; Justiça e Defesa Social; Infraestrutura Logística, Meio Ambiente e Agricultura; Cultura, Turismo e Esportes; e Gestão Pública. Com gerenciamento intensivo, o Escritório de Projetos do Governo identifica e aponta solução de riscos e gargalos, e encaminha medidas para tomada de decisões estratégicas, visando o alcance dos  resultados.

Orgulho

O secretário da SEP, Regis Mattos Teixeira, que participou da criação do Escritório de Projetos, diz que a classificação obtida no Prêmio PMO do Ano 2017 “é mais um exemplo que o Governo do Espírito Santo dá ao país”, numa referência à qualidade da gestão pública. 

“Não é pouca coisa ser reconhecido como um dos melhores escritórios de projetos do Brasil. Concorremos com empresas grandes, importantes multinacionais sediadas em todo o país”, argumenta o secretário, destacando que a premiação também revela “o profissionalismo, a dedicação e o trabalho sério que vêm sendo desenvolvidos pelos profissionais que integram todas as equipes da área de projetos do Governo do Estado”.

O subsecretário de Estado de Planejamento e Projetos, Jader Mutzig, também afirma que “especialmente com os desafios atuais que o país está enfrentando, é preciso valorizar as práticas de excelência que existem na gestão de projetos públicos”.  E ele ressalta que a premiação reflete a qualidade de uma gestão pública focada em entregas para a sociedade.

Responsável pela apresentação do trabalho desenvolvido pelo PMO-ES, nas etapas seminal e final do Prêmio, em São Paulo, o gerente Carlos Victor Salvarez Pestana também destaca que “esse reconhecimento é resultado de um trabalho essencialmente técnico, realizado por uma equipe qualificada, engajada e com alta capacidade de resposta aos desafios”.

 

Trajetória

Com a superação da crise política e da desorganização da gestão pública estadual ocorrida no início dos anos 2000, o Governo do Espírito Santo criou o seu Escritório de Projetos em 2007. O objetivo era gerenciar uma carteira de projetos definida com a elaboração de uma agenda de desenvolvimento do Estado de longo prazo, o ES 2025.

O Escritório de Projetos surgiu então vinculado à vice-governadoria. No ano seguinte, em 2008, recebeu o status de secretaria extraordinária, fato até então inédito no país.

Em 2011, com mudança de gestão do governo, a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento absorveu o Escritório de Projetos. Com essa medida, além do Planejamento Estratégico, a SEP passou a coordenar também a gestão dos projetos estruturantes.

Segundo o gerente Victor Pestana, desde 2015 a unidade vem “aprimorando e inovando em suas ferramentas e práticas de gestão, adaptando-se aos desafios impostos pelo cenário, o que tem possibilitado maior priorização e planejamento dos projetos, além de maior disciplina na execução”.

O mesmo Victor Pestana explica: “Nossa equipe, alinhada com secretários de Estado, diretores e gerentes de projetos das secretarias e órgãos da administração estadual, atua em dois níveis: gerenciando e monitorando intensivamente a carteira com 21 projetos estruturantes, e realizando monitoramento menos frequente das demais prioridades definidas no processo de planejamento estratégico”.

Principais entregas

2015 – 2018

Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho - concluído e em funcionamento

Rede Cuidar Nova Venécia - em funcionamento

17 Unidades de Escola Viva - em funcionamento

Sistema de Produção e Abastecimento de água de Reis Magos - em funcionamento

26 bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social

16.373 jovens contemplados com oportunidades em ações de capacitação profissional, empreendedorismo, cultura e esporte

PPP de Saneamento de Vila Velha - implantada

15 Escolas construídas, reconstruídas ou reformadas e ampliadas

 

 

Informações à imprensa

Claudia Feliz

claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

(027) 3636-4258/ 99507.4071

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard