29/11/2017 20h35 - Atualizado em 30/11/2017 16h17

“Escritório de Projetos é um dos elementos de modernização e profissionalização da máquina pública”, diz governador

Ao participar na tarde desta quarta-feira (29), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória, da solenidade em comemoração aos dez anos de atividades do Escritório de Projetos do Governo, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, afirmou que a unidade “é um dos elementos de modernização e profissionalização da máquina pública” do Estado.

Hartung garantiu que “muita coisa boa que impactou e trouxe mais qualidade de vida às terras capixabas não teria acontecido se o Governo não tivesse dado esse passo de modernização”, referindo-se à criação do Escritório de Projetos, que aconteceu em sua primeira gestão na administração estadual, em 2007.

“Minha palavra é para festejar resultados importantíssimos alcançados nestes dez anos de caminhada. Não é fácil tocar o setor público. Os freios da burocracia se encontraram com os freios do controle. Temos uma máquina pública formada para um tempo que não existe mais. Hoje, no país, a burocracia está ligada à formalidade e não aos resultados”, disse o governador, fazendo questão de ressaltar: “Mesmo com tudo, no Estado, fizemos as coisas andarem, aplicando gestão intensiva e olhando cada passo. Mas precisamos avançar mais, dando um passo à frente na estrutura pública do Brasil”.

Benefícios à população

Ao falar no primeiro dia do evento, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, também destacou a importância do Escritório de Projetos do Governo, que funciona na SEP e desempenha papel fundamental junto às diversas secretarias e órgãos do Estado, para que investimentos da administração estadual se transformem em benefícios concretos para a população.


Regis Mattos revelou a satisfação de participar do trabalho desenvolvido pelo Escritório de Projetos desde sua criação, ainda na primeira gestão do governo Paulo Hartung. E destacou o fato de que, ao comemorar 10 anos de atividades ininterruptas, a unidade ter, recentemente, se destacado como um dos três melhores escritórios de projetos do país. “É mais um exemplo que o Governo do Espírito Santo dá ao país”, disse ele, numa referência à qualidade da gestão pública.


O PMO (Project Management Office) do Governo disputou a final do Prêmio PMO do Ano 2017, realizado pela Revista Mundo PM, com dois grandes concorrentes de âmbito nacional: os escritórios do SPC Brasil, que conquistou o troféu, e do Hospital Albert Einstein. A entrega da premiação aconteceu em São Paulo, no dia 22 deste mês, com presenças do subsecretário de Estado de Planejamento e Projetos, Jader Mutzig, e do gerente do Escritório de Projetos, Victor Pestana.
Durante o evento realizado na Casa da Música, com presenças de membros da equipe de Governo, comunidade e pesquisadores das áreas e de Gerenciamento de Projetos e de Gestão Pública, a doutora PhD em Educação, diretora do Instituto Synergos no Brasil e ex-ministra de Assistência Social, Wanda Engel, falou sobre “A importância da gestão de projetos para superar os desafios atuais da gestão pública”.

Desafios

Ela ressaltou que um dos desafios atuais da gestão públicas é necessidade de fazer melhor com menos - numa referência à escassez de recursos, causada pela crise econômica que o país atravessa, e que gera um cenário de desemprego, diminuição dos recursos fiscais, aumento da violência, baixa coesão social e descrédito das instituições. Outro desafio, segundo ela, é melhorar a qualidade dos serviços.
Em sua palestra, Wanda Engel também falou sobre parcerias multissetoriais, frisando que “precisamos migrar da cultura do individualismo para a colaboração”, e ressaltou a importância de se ver a proteção social “como o primeiro patamar do desenvolvimento”. 
O Pacto pela Educação do Pará também foi abordado na palestra de Wanda Engel. Segundo ela, entre 2013 e 2015, como resultado desse projeto, a educação pública daquele  cresceu em todos os níveis e séries avaliados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Transmissão ao vivo

Na tarde desta quinta-feira (30), as comemorações pelos dez anos do Escritório de Projetos do Governo continuam na Casa da Música, onde entre 14 horas e 17h30 será realizado o GP-ES Talks. Serão apresentadas palestras relacionadas à Gestão de Projetos, cada uma delas com 15 minutos de duração, e com transmissão ao vivo, via internet. Para assistir à transmissão, basta acessar a plataforma de vídeo You Tube e buscar por 1º GP-ES Talks cujo link é https://youtu.be/CAk-7-3t4-c . 


Após apresentação do subsecretário de Estado de Planejamento e Projetos, Jader Mutzig, farão palestras a diretora técnica da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Sylvana Torres; a consultora Juliana Prado; a subprocuradora do Estado, Juliana Faleiro; a subsecretária de Inovação, Marília Assis; e o gerente do Escritório de Projetos do Governo, Carlos Victor Pestana.


Trajetória


O Governo do Espírito Santo criou o seu Escritório de Projetos em 2007. O objetivo era gerenciar uma carteira de projetos definida com a elaboração de uma agenda de desenvolvimento do Estado de longo prazo, o ES 2025.


A unidade surgiu, então, vinculada à vice-governadoria. No ano seguinte, em 2008, recebeu o status de secretaria extraordinária, fato até então inédito no país. Em 2011, a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento absorveu o Escritório de Projetos.


Desde 2015, a unidade vem “aprimorando e inovando em suas ferramentas e práticas de gestão, adaptando-se aos desafios impostos pelo cenário, o que tem possibilitado maior priorização e planejamento dos projetos, além de maior disciplina na execução”, segundo o gerente Victor Pestana.


Alinhada com secretários de Estado, diretores e gerentes de projetos das secretarias e órgãos da administração estadual, a equipe da do Escritório de Projetos atua em dois níveis: gerenciando e monitorando intensivamente a carteira com 21 projetos estruturantes, e realizando monitoramento menos frequente das demais prioridades definidas no processo de planejamento estratégico. Desde sua criação, há dez anos, a unidade já apoiou a realização de um total de 2.908 projetos, executados por secretarias e órgãos da administração pública estadual.

Principais entregas


2015 – 2018


Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho - concluído e em funcionamento
Rede Cuidar Nova Venécia - em funcionamento
17 Unidades de Escola Viva - em funcionamento
Sistema de Produção e Abastecimento de água de Reis Magos - em funcionamento
26 bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social
16.373 jovens contemplados com oportunidades em ações de capacitação profissional, empreendedorismo, cultura e esporte
PPP de Saneamento de Vila Velha - implantada
15 Escolas construídas, reconstruídas ou reformadas e ampliadas


Informações à imprensa
Claudia Feliz
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br
(027) 3636-4258/ 99507.4071

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard