29/05/2018 14h40

Mais de 240 milhões de investimentos na Região Norte do Estado

Governador Paulo Hartung participou do Roadshow de Investimento e Desenvolvimento Regional, realizado no auditório da Findes, em Linhares

O Governo do Estado e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) anunciaram nesta terça-feira (29) a contratação da operação de crédito com o Banco do Nordeste, no valor de R$ 92 milhões. O montante corresponde a 90% de todo o investimento, que é de R$ 102 milhões, em 13 empreendimentos de água e esgoto previstos para 10 municípios do Norte do Estado. Quem também anunciou investimentos foi a empresa Weg, que irá investir R$ 140 milhões em ampliação e modernização da sua unidade em Linhares, de 2018 a 2022, gerando 500 novos empregos.

Os anúncios foram feitos durante o Roadshow de Investimento e Desenvolvimento Regional, realizado  no auditório da Findes, em Linhares. O encontro - promovido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) - abordou ações de desenvolvimento para a região da Sudene e contou com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Linhares.

Durante o evento, aconteceu também a assinatura de financiamento de 30 projetos da agricultura familiar,  por meio de termo de cooperação entre o Banco do Nordeste e o Incaper,  no valor total de R$ 728 mil.

O governador Paulo Hartung ressaltou que o evento tem como objetivo difundir para as lideranças da Região Norte as potencialidades e oportunidades existentes  nessa área do Estado,  que faz parte  da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Hartung  também destacou os investimentos de quase R$ 250 milhões anunciados pela Weg  para expansão do parque industrial,  e os da Cesan,  para  saneamento básico, coleta e tratamento de água.  E comemorou a liberação de linhas de créditos do Banco do Nordeste para agricultura familiar.

“O nosso interesse é aproximar nossas instituições do BNDES. Desde que nossa Região Norte passou a pertencer à Sudene, é visível o desenvolvimento, porém o potencial que temos ainda pode ser muito desenvolvido. Convidamos todos os prefeitos, que são líderes, para difundirmos as possibilidades que temos,  porque elas são geradoras de enormes oportunidades em nosso Estado”, disse o governador.

Sobre os investimentos em saneamento básico, Paulo Hartung afirmou que representam qualidade de vida e saúde para população. Hartung também declarou que a Cesan está disposta a assumir e modernizar os sistemas de coleta e tratamento e água dos municípios que possuem gestão própria no setor.

Projetos

“O Banco do Nordeste está liberando uma linha de crédito para Cesan investir mais de R$ 100 milhões em coleta, tratamento de esgoto e água tratada. Essa operação da Cesan com o banco do Nordeste é só o começo. Será a primeira de muitas operações. Os projetos já estão sendo preparados. Aos municípios que não estão satisfeitos com o sistema próprio de saneamento básico, informamos que a Cesan está disponível para assumir e realizar os investimentos necessários.  A Cesan tem capacidade de ir em frente, assim como outras opções de capital privado”, sugeriu.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da integração dos atores responsáveis pelo desenvolvimento regional e também os projetos previstos para o Norte do Estado. "A integração dos principais atores é um desafio que requer ações como este evento. Temos cerca de 114 projetos públicos e privados acima de R$1 milhão previstos para a Região Norte. A expectativa é positiva e exige de nós trabalho integrado", afirmou Azevedo.

Investimento

Os investimentos em saneamento englobam sistemas de abastecimento, nos quais serão construídas redes de distribuição; adutoras de água bruta e tratada; estações de tratamento de água; e para os sistemas de esgotamento sanitário, serão construídas redes coletoras, recalques de esgoto bruto, elevatórias e estações de tratamento de esgoto. No total, serão 27 km de rede de distribuição de água, atendendo a 1.692 ligações e, 67 km de rede de esgoto atendendo a 4.558 ligações.

Segundo o presidente da Cesan, Amadeu Wetler, a operação de crédito é a primeira da Cesan com o Banco do Nordeste e tem como propósito financiar as obras em Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Montanha, Nova Venécia, Vila Valério, Pedro Canário, Ponto Belo e São Gabriel da Palha, visando compor os investimentos necessários ao alcance dos objetivos da Cesan descritos em seu planejamento estratégico.

“Com estas obras, a Cesan avança mais rapidamente no seu objetivo estratégico de universalizar os sistemas de esgotamento sanitário em sua área de concessão, além de ampliar e melhorar os sistemas de abastecimento de água existentes,  mantendo a universalização deste serviço”, completou.

O Banco do Nordeste do Brasil S. A. é o maior em desenvolvimento regional da América Latina e diferencia-se das demais instituições financeiras pela missão que tem a cumprir: atuar como Banco de Desenvolvimento da Região Nordeste do país e parcialmente na região Sudeste, contemplando, aqui no Estado, 28 municípios do Norte.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:
Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537
manuella.romeiro@sedes.es.gov.br