13/06/2018 11h58 - Atualizado em 14/06/2018 23h19

Primeiro encontro das Audiências Públicas do Orçamento 2019 acontece nesta quinta-feira (14), em Colatina

Cidadãos podem acessar o site Orçamento em Rede por computador, tablet ou smartphone.

A população das microrregiões Centro-Oeste e Noroeste do Espírito Santo  está sendo convidada a participar, nesta quinta-feira (14), às 13 horas, na Mitra Diocesana de Colatina, do primeiro encontro promovido pelo Governo do Estado para auxiliar na elaboração do  Orçamento do Estado  relativo ao ano de 2019.  Até o dia 30 deste mês, o Governo realizará Audiências Públicas por meio do site Orçamento em Rede (www.orcamento.es.gov.br), que poderá ser acessado por computador, smartphone e tablet.

Ao todo, serão realizados cinco encontros presenciais, que acontecerão nas seguintes cidades-sedes: Colatina, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Santa Maria de Jetibá e Vitória. Durante as audiências, que foram iniciadas nessa segunda-feira (11), os moradores podem apontar e indicar soluções para os desafios que deverão receber maior atenção do Governo do Estado.

O site traz os desafios divididos em dez temas: Educação; Saúde; Segurança, Justiça e Defesa Social; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Urbano e Regional; Meio Ambiente e Agricultura; Turismo, Cultura e Esporte; e Gestão Pública.

Também nos locais dos encontros presenciais, cada cidadão poderá acessar o site www.orcamento.es.gov.br, utilizando seu próprio smartphone, tablet, ou fazendo uso de terminais de computadores disponibilizados pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP).

 Diálogo

Gestores do Governo participarão dos encontros presenciais, que acontecerão entre esta quinta-feira (14) e o dia 29 deste mês de junho, em cidades-sedes de todas as regiões do Estado. Nas plenárias, os cidadãos poderão dialogar com  autoridades – secretários e dirigentes de órgãos da administração estadual -, apresentando demandas  em relação a temas de seu interesse.

“A participação dos cidadãos capixabas é de fundamental importância para auxiliar o governo a refletir sobre os desafios e as prioridades de cada região do Estado, na definição do planejamento orçamentário do próximo ano”, diz o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira.

Realizadas pela SEP e amparadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), as Audiências Públicas de Orçamento são uma ferramenta de diálogo e consulta junto à sociedade. O objetivo é garantir a transparência e a participação da população nos processos de elaboração dos orçamentos anuais.

O resultado de uma audiência pública subsidia a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é compatível com o Plano Plurianual (PPA). A LOA é o instrumento de planejamento de curto prazo utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita), e fixar os valores a serem aplicados (despesas) em um determinado exercício financeiro.

Participe dos encontros presenciais!

Microrregiões Centro-Oeste e Noroeste

Cidade-sede: Colatina

Endereço: Mitra Diocesana

Rua Santa Maria, 350, Vila Nova

Data: 14/06/2018

Horário: 13 h

Municípios:

Centro-Oeste: Colatina, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Noroeste: Águia Branca, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Nova Venécia e Vila Pavão.

 

Microrregiões Rio Doce e Nordeste

Cidade- sede: Linhares

Endereço: Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Avenida Presidente Costa e Silva, 902, Novo Horizonte

Data: 15/06/2018

Horário: 13 h

Municípios:

Rio Doce: Linhares, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal e Sooretama

Nordeste: São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo.

 

Microrregiões Central Sul, Litoral Sul e Caparaó

Cidade -sede: Cachoeiro de Itapemirim

Endereço: Escola Zilma Coelho Pinto

Rua Carlos Fornazier, 1, Ferroviários

Data: 21/06/2018

Horário: 13 h

Municípios:

Central Sul: Cachoeiro de Itapemirim, Apiacá, Atílio Vivacqua, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.

Litoral Sul: Marataízes, Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.

Caparaó: Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado.

 

Microrregiões Central Serrana e Sudoeste Serrana

Cidade -sede: Santa Maria de Jetibá

Endereço: Centro de Vivência do Idoso

Rua Dalmácio Espíndula,115, Centro

Data: 28/06/2018

Horário: 13 h

Municípios:

Central Serrana:  Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.

Sudoeste Serrana: Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano e Laranja da Terra.

 

Microrregião Metropolitana

Cidade -sede: Vitória

Endereço: Auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM)

Avenida Joubert de Barros, 555, Bento Ferreira

Data: 29/06/2018

Horário: 13 h

Municípios: Vitória, Cariacica, Guarapari, Fundão, Serra, Viana e Vila Velha.

 

Informações à Imprensa:

Claudia Feliz

claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

(27) 3636-4258 / 99507-4071

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard