26/06/2018 19h49 - Atualizado em 26/06/2018 19h50

Santa Maria de Jetibá e Vitória são sedes dos últimos encontros sobre o Orçamento 2019

Servidores da SEP auxiliam cidadãos no acesso ao site Orçamento em Rede, no qual são inseridas as sugestões para a elaboração da lei orçamentária do próximo ano.

Os dois últimos encontros presenciais das Audiências Públicas para a elaboração do Orçamento de 2019 serão realizados nesta semana. Na quinta-feira (28), participarão, em Santa Maria de Jetibá, cidadãos das microrregiões Central Serrana e Sudoeste Serrana. Já no dia 29, sexta-feira, será a vez de moradores da Região Metropolitana da Grande Vitória se reunirem na Capital do Estado.

Centenas de propostas já foram registadas no site Orçamento em Rede (www.orcamento.es.gov.br), por meio do qual os cidadãos podem apontar os desafios do Estado para os quais desejam soluções de parte da administração estadual, no próximo ano.

Paralelamente à participação por meio digital, no qual cidadãos têm aceso usando computador, tablet e smartphone, o Governo vem realizando também um ciclo de encontros nos quais dialoga com moradores de municípios de todas as regiões do Estado.

Até agora já foram realizados encontros em cinco cidades-sedes: Colatina, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim, restando ainda os marcados para o Centro de Vivência do Idoso, em Santa Maria de Jetibá, e no auditório do Hospital da Polícia Militar, em Vitória.

Nas plenárias, iniciadas às 13 horas, moradores dos municípios têm oportunidade de conversar diretamente com gestores do Governo, entre secretários e dirigentes de órgãos da administração pública. Também durante as reuniões presenciais, a subsecretária de Planejamento e Projetos da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, Kettini Calvi, fala sobre as principais realizações do Governo, desde 2015, detalhando ações e projetos por região do Estado.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, diz que o diálogo estabelecido pelo Governo com cidadãos capixabas visa à “construção coletiva de um Espírito Santo melhor para todos”.

No site

O Governo realiza, até o dia 30 deste mês, as Audiências Públicas para a elaboração do Orçamento 2019 por meio do site Orçamento em Rede (www.orcamento.es.gov.br).

O site traz os desafios divididos em dez temas: Educação; Saúde; Segurança, Justiça e Defesa Social; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Urbano e Regional; Meio Ambiente e Agricultura; Turismo, Cultura e Esporte; e Gestão Pública.

O resultado de uma audiência pública subsidia a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é compatível com o Plano Plurianual (PPA). A LOA é o instrumento de planejamento de curto prazo utilizado pela administração pública para estimar todos os recursos que serão arrecadados (receita), e fixar os valores a serem aplicados (despesas) em um determinado exercício financeiro.

 

Participe dos encontros presenciais!

 

Microrregiões Central Serrana e Sudoeste Serrana

Cidade-sede: Santa Maria de Jetibá

Endereço: Centro de Vivência do Idoso

Rua Dalmácio Espíndula, 115, Centro

Data: 28/06/2018

Horário: 13 h

Municípios:

Central Serrana:  Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.

Sudoeste Serrana: Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano e Laranja da Terra.

Microrregião Metropolitana

Cidade-sede: Vitória

Endereço: Auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM)

Avenida Joubert de Barros, 555, Bento Ferreira

Data: 29/06/2018

Horário: 13 h

Municípios: Vitória, Cariacica, Guarapari, Fundão, Serra, Viana e Vila Velha.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard