13/11/2017 17h43

Servidores da SEP participam de curso de capacitação sobre planejamento e orçamento

Com o objetivo de fazer com que servidores da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) ampliem seus conhecimentos sobre os processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação orçamentária, e que assim possam propor formas de simplificação, modernização e desburocratização do sistema de planejamento e orçamento do Estado, um curso de capacitação vem sendo ministrado pelo subsecretário de Orçamento do órgão, Márcio Bastos Medeiros.

Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, graduado em Ciências Navais com habilitação em Administração de Sistemas pela Escola Naval, Márcio Bastos é analista da carreira de planejamento e orçamento do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

O subsecretário explica que os encontros técnicos, realizados semanalmente  na própria SEP, com um total de 30 horas de duração, contribuem para reforçar os conceitos e práticas dos processos de planejamento e orçamento, reunindo informações desde 1988 até os dias de hoje.

Consultores do Tesouro, especialistas em políticas públicas e gestão governamental, e analistas do Executivo lotados na Subsecretaria de Estado de Orçamento (Subeo), duas vezes por semana reúnem-se para debater a legislação e as experiências aplicadas por governos estaduais e também pela União.

Márcio Bastos explica que o interesse pelo aprimoramento profissional partiu dos próprios servidores da Subeo, e lembra que essa iniciativa resulta em inovação nos processos e na melhoria da qualidade do serviço prestado à população.

Essa é também a avaliação do analista do Executivo Douglas Paiva da Silva, que atua na Subeo. “O curso favorece o nivelamento de conhecimento entre a equipe técnica da subsecretaria, resultando, na prática, em melhoria dos instrumentos do planejamento”, diz ele.

Ao todo, o curso é realizado em quatro módulos, envolvendo “Aspectos introdutórios do Planejamento Público”; “Plano Plurianual (PPA)”; Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO); e “Elaboração e Gestão Orçamentária”.

 

 Informações à imprensa

 Claudia Feliz

claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

(027) 3636-4258/99507.4071

 

 

 

  

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard