Modelo de Gestão da Estratégia 2015-2018

O Modelo de Gestão da Estratégia do Governo do Estado do Espírito Santo visa a aumentar a capacidade de executar entregas relevantes, de alto benefício e grande poder de transformação na sociedade capixaba, com base no Plano de Governo intitulado “Orientações Estratégicas 2015-2018”.

Com base nas prioridades definidas no referido plano, um conjunto de projetos candidatos foi avaliado e priorizado, culminando na definição de uma Carteira de Projetos Estruturantes do Governo do Espírito Santo para o período 2015-2018.

Gerenciamento Intensivo de Projetos Estruturantes

Os projetos estruturantes são definidos como um esforço temporário que estrutura e mobiliza os principais recursos, com gestão intensiva do Governo, para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, que contribua de forma significativa para entregar benefícios relevantes à sociedade.

Para tornar realidade os resultados previstos, a governança do modelo de gestão prevê a mobilização da linha decisória dos projetos desde o gerente de projeto e sua equipe até a alta gestão do Governo, visando a garantir que os riscos e problemas que porventura venham a surgir durante a estruturação e execução do projeto sejam levados à instância de decisão adequada.

A metodologia de gerenciamento intensivo, conduzida pelo Escritório de Projetos do Governo, localizado na Subsecretaria de Planejamento e Projetos, prevê reuniões quinzenais para cada um dos 21 Projetos Estruturantes, e reuniões periódicas com o governador e os principais secretários de Estado envolvidos nesses projetos.

O gerenciamento intensivo deve incorporar forte senso de urgência, ter caráter empreendedor e estar próximo dos acontecimentos e dos atores relacionados à execução de cada Projeto Estruturante, avançando nos desafios colocados à gestão estadual, transformando e trazendo melhorias à realidade do Espírito Santo.

Tópicos:
resultado, projeto, gerente
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard