Cachoeiro de Itapemirim recebe reunião das Audiências Públicas do PPA e do Orçamento do Governo do Estado
Nesta sexta-feira (14), o município de Cachoeiro de Itapemirim, vai receber a segunda reunião das Audiências Públicas realizadas pelo Governo do Espírito Santo para as elaborações do Plano Plurianual (PPA) 2020- 2023 e do Orçamento Anual de 2020. O encontro é voltado para os cidadãos da microrregião central sul e acontecerá às 13 horas, na Faculdade de Direito FDCI, na Avenida Governador Francisco Lacerda de Aguiar.
Por meio do site Orçamento em Rede (www.orcamento.es.gov.br), que entrou no ar nessa segunda-feira (10), e de reuniões presenciais, as Audiências Públicas permitem aos cidadãos destacar entregas e detalhar ações para viabilizá-las, diante dos desafios que deverão receber maior atenção do Governo do Estado ao longo da gestão.
Dez reuniões presenciais foram previstas para serem realizadas em cidades-sedes das microrregiões que envolvem os 78 municípios do Estado. O site Orçamento em Rede, que pode ser acessado por computador, smartphone e tablete, permanecerá no ar até o dia 23 de julho, facilitando o acesso e ampliando a participação da população. Já os encontros presenciais acontecerão até 19 de julho, favorecendo ainda mais o diálogo da gestão pública com os cidadãos.
Dialogo em Guaçuí
Aos 94 anos de idade, a professora aposentada Maria Madalena Emery Carvalho fez questão de participar, nesta quinta-feira (13), das Audiências Públicas do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 e do Orçamento Anual de 2020. O encontro com os cidadãos da microrregião Caparaó aconteceu em Guaçuí, reunindo aproximadamente 200 pessoas.
O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, destacou o fato de a atual gestão ser “um mandato de participação social”, lembrando que “governar é um ato coletivo”. Até 15 horas desta quinta-feira, em três dias de realização das Audiências Públicas, o site Orçamento em Rede recebeu quase 1.900 destaques dos cidadãos, o que na visão do secretário demonstra o compromisso do governador Renato Casagrande com o diálogo com a sociedade.
Ele lembrou que nas Audiências Públicas registra-se o momento em que a população possa definir o que é importante para a sua microrregião, a partir do que os técnicos do governo estabeleceram como prioridades, por ocasião da elaboração do Planejamento Estratégico do Governo, realizado entre janeiro e maio deste ano. Nessa carteira estão 223 projetos, programas e ações prioritários para 2019-2022.
Subsecretário de Orçamento, da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), Deusvaldo Carvalho ressaltou o fato de as Audiências Públicas constituírem uma forma de participação e controle social nos orçamentos públicos.
O presidente da Apae de Alegre, Geraldo Magela, levou à reunião de Guaçuí a reivindicação para que o Governo do Estado possa comprar serviços de saúde para as pessoas assistidas pela instituição e também pela Pestalozzi, a exemplo do que já faz na área da Educação. “Não temos como dispor de médicos especialistas”, disse.
Dona Maria Madalena, fazendo questão de ressaltar que “muitas pessoas gostam de falar, de criticar, mas não participam”, exerceu seu papel de cidadã indo à reunião. Ela frisou que a microrregião do Caparaó precisa de mais desenvolvimento.
Para Maria Alice Moulin, secretária de Governo na cidade, Guaçuí precisa de mais investimento em Segurança. A advogada e superintendente da Procuradoria local, Dayana Camarda, os problemas da Segurança estão diretamente ligados aos da área social. “Temos observado crescimento de casos com adolescentes infratores, e precisamos de ações de proteção à criança e ao adolescente”, afirmou.
Os cidadãos puderam fazer reivindicações e dialogar com autoridades do Governo do Estado. Além do secretário Álvaro Duboc, participaram da mesa de debates representantes das secretarias da Saúde, da Educação, Segurança Pública, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e Trabalho e Desenvolvimento Social. Esse diálogo entre cidadãos e gestores públicos acontecerá em todos os encontros presenciais.
Participe das reuniões presenciais!
Microrregião central sul
Cidade-sede: Cachoeiro de Itapemirim
Endereço: FDCI – Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim
Avenida Governador Francisco Lacerda Aguiar - s/n
Data: 14/06
Horário: 13 horas
Municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Apiacá, Atílio Vivácqua, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.
Microrregião centro-oeste
Cidade-sede: Colatina
Endereço: Teatro Marista
Avenida Champagnat
Data: 27/06
Horário: 13 horas
Municípios: Colatina, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.
Microrregião noroeste
Cidade-sede: Nova Venécia
Endereço: Campus do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo
Rodovia Miguel Curry Carneiro, 799, Santa Luzia.
Data: 28/06
Horário: 13 horas
Municípios: Águia Branca, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Nova Venécia e Vila Pavão.
Microrregião sudoeste serrana
Cidade-Sede: Venda Nova do Imigrante
Endereço: Centro Cultural e Turístico Máximo Sanfonai
Rua do Ipê, 38, Vila Betânia.
Data: 04/07
Horário: 13 horas
Municípios: Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano e Laranja da Terra.
Microrregião central-serrana
Cidade-Sede: Santa Teresa
Endereço: ESFA – Escola Superior São Francisco de Assis
Rua Bernardino Monteiro, 700, Dois Pinheiros.
Data: 05/07
Horário:
Municípios: Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.
Microrregião Rio Doce
Cidade-Sede: Linhares
Endereço: Faculdade Pitágoras
Avenida São Mateus, 1.458, Bairro Araçá.
Data: 11/07
Horário: 13 horas
Municípios: Linhares, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal e Sooretama.
Microrregião nordeste
Cidade-Sede: São Mateus
Endereço: FVC - Faculdade Vale do Criar
Data: 12/07
Horário: 13h
Municípios: São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo.
Microrregião Metropolitana
Cidade-sede: A confirmar
Endereço:
Data: 18/07
Horário: 14 horas
Municípios: Vitória, Cariacica, Guarapari, Fundão, Serra, Viana e Vila Velha.
Microrregião litoral sul
Cidade-sede: Marataízes
Endereço: Pousada Alto da Praia
Estrada das Cancelas, 111, Alto Lagoa Funda.
Data: 19/07
Horário: 13 horas
Municípios: Marataízes, Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br
(27) 3636.4258 / 99507.4071