Agricultura e Meio Ambiente

A agricultura é um segmento com importância expressiva na dinâmica econômica do Estado, com grande influência na geração de emprego e renda. O setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura é o segundo que mais emprega no Espírito Santo.

Por apresentar alta diversidade de clima e solo, que permitem cultivos de espécies de clima temperado, subtropical e tropical, o Espírito Santo apresenta alta diversidade de gêneros produzidos. Os principais produtos das lavouras capixabas são: café; banana; pimenta do reino; tomate e mamão. Entre estes principais produtos, os que apresentaram em 2017 o maior peso na produção nacional foram: a pimenta do reino (37,2% do valor de produção do país), o mamão (24,7%), o café (19,3%) e o coco (7,6%).

A questão ambiental, principalmente em relação às mudanças climáticas, é uma das agendas globais mais importantes da atualidade. A intensificação do uso de recursos naturais (solo, água, ar, florestas e demais ecossistemas) sem a devida preocupação ambiental gera impactos que comprometem o desenvolvimento regional e a qualidade de vida da população.

Em decorrência do rompimento da barragem de Mariana (MG), em 2015, que atingiu o Rio Doce, no Norte do Estado, e ao regime de chuvas instável, a gestão dos recursos hídricos constitui um desafio relevante para o Espírito Santo. Há regiões do Espírito Santo, incluindo a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), em que a situação hídrica é crítica, seja pela baixa quantidade ou pela baixa qualidade da água.

A restauração e conservação da cobertura florestal é outro tema importante no que se refere à gestão ambiental. Pesquisas recentes demonstram que conservar as florestas, além de preservar a fauna e a flora locais, incrementa a produtividade agrícola, protege as bacias hidrográficas e atua mitigando os efeitos das mudanças climáticas.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard