Estado inicia distribuição de doses de vacina bivalente para enfrentamento à Covid-19
O Governo do Espírito Santo iniciou nesta sexta-feira (17) a distribuição de 129.600 doses de vacinas bivalentes da Pfizer para aplicação de reforço na nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. As doses chegaram ainda na manhã desta sexta-feira, na Secretaria da Saúde (Sesa), e já seguiram para distribuição aos municípios da Região Metropolitana de Saúde e às regionais de saúde Sul, Norte e Central.
O Estado iniciará oficialmente a aplicação das doses bivalentes no próximo dia 27 de fevereiro, concomitantemente ao início da campanha nacional com o Ministério da Saúde. Essas doses são destinadas ao reforço de grupos prioritários previamente definidos pelo órgão federal e que já têm o esquema prioritário completo (D1+D2), independentemente do número de doses de reforço de vacinas monovalentes recebidas. A dose bivalente deverá ser administrada com o intervalo de quatro meses após a última dose recebida.
Para este primeiro momento, os grupos escolhidos são formados por pessoas de 70 anos e mais; pessoas vivendo em instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade; indígenas (a partir de 12 anos); ribeirinhos (a partir de 12 anos); e quilombolas (a partir de 12 anos).
Em Nota Técnica de Nº Nº05/2023 – do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), a Sesa informa que há, entretanto, a orientação ao início da aplicação por parte dos municípios, tão logo receberem as novas doses, no grupo de pessoas vivendo em instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores.
Clique aqui para acessar a Nota Técnica Nº Nº05/2023 / PEI.
Mais de 320 mil capixabas poderão receber vacina bivalente durante a primeira fase de aplicação
A expectativa da Secretaria da Saúde é que 320.891 capixabas pertencentes aos grupos prioritários da primeira fase da campanha para vacinação com doses bivalentes contra a Covid-19 possam ser imunizados. A previsão, segundo informações do Ministério da Saúde, é que o Estado receba cerca de 350 mil doses bivalentes para contemplar esta fase.
Seguem estimativa populacional dos grupos da primeira fase:
- 70 anos e mais: 268.839 pessoas
- Vivendo em instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores: 9.873 pessoas
- Imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade: 23.582 pessoas
- Indígenas (a partir de 12 anos): 10.966 pessoas
- Ribeirinhos (a partir de 12 anos): 249 pessoas
- Quilombolas (a partir de 12 anos): 7.382 pessoas
Calendário previsto para demais grupos
Seguindo o calendário definido pelo Ministério da Saúde, a previsão é que os demais grupos classificados como prioritários e que receberão a dose bivalente como reforço acontecerá nas seguintes datas:
Grupo 2 - Pessoas de 60 a 69 anos: 06 de março de 2023;
Grupo 3 - Gestantes e puérperas: 20 de março de 2023;
Grupo 4 - Trabalhadores da saúde: 17 de abril de 2023;
Grupo 5 - Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 12 anos de idade); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade: 17 de abril de 2023.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br