Oficinas regionais do Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos chegam ao noroeste capixaba
O projeto é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com o setor produtivo, por meio do ES em Ação, e toda a sociedade capixaba.
A quinta oficina regional para a construção do Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos aconteceu nessa quarta-feira (03), em Nova Venécia, na microrregião noroeste. Na ocasião, representantes de diferentes poderes e instituições representativas debateram a realidade, desafios e potencialidades locais que deverão ser perseguidos durante os próximos dez anos.
A oficina integra os trabalhos técnicos de elaboração do ES 500 Anos, um planejamento de longo prazo que está sendo construído coletivamente, com o objetivo de estabelecer uma visão de futuro para o Estado do Espírito Santo até o ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da colonização do solo espírito-santense. O projeto é realizado pelo Governo do Estado em parceria com o setor produtivo, por meio do ES em Ação, e toda a sociedade capixaba.
O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, destacou a importância do planejamento para o desenvolvimento do Estado. “O Espírito Santo tem uma cultura de planejamento já consolidada. Esta é a terceira edição de um planejamento de longo prazo capixaba e somos o único Estado do País a termos este nível de amadurecimento na construção de uma visão de futuro”, salientou.
Ele acrescentou que o Plano de Desenvolvimento ES ES 500 Anos tem o propósito de ser um mapa de navegação para todas as pessoas e segmentos capixabas. “Por isso, a importância de pactuarmos coletivamente onde nós, enquanto cidadãos, queremos que o nosso Estado esteja em 2035. É fundamental que a sociedade participe deste debate e nos auxilie a traçarmos este futuro, daqui até os 500 anos”, pontuou Duboc.
“A oficina regional da microrregião noroeste, realizada no município de Nova Venécia, representa uma oportunidade para discutir as potencialidades, oportunidades e desafios desta microrregião tão significativa para o Espírito Santo. Nesse processo, contamos com a colaboração do setor empresarial da região para que possamos ampliar a nossa visão de futuro e impulsionar ainda mais o desenvolvimento da região”, ressaltou o diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernandina.
Durante a oficina de trabalho, os participantes debateram a realidade da microrregião, tendo como base potencialidades e anseios já mapeados, além de novos desafios sugeridos. Entre eles estiveram a oferta e gestão de recursos hídricos, logística, infraestrutura em comunicação, saneamento, atendimento microrregional em saúde, segurança, ampliação da educação integral, adensamento produtivo e modernização agropecuária.
As oficinas regionais reúnem representantes do Governo do Estado, das prefeituras, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), do Judiciário e demais poderes constituídos, além de sindicatos, federações e outras instituições do setor produtivo, da academia, do terceiro setor, da sociedade civil organizada e demais organizações representativas.
As regionais estão percorrendo todas as dez microrregiões capixabas, nos meses de março e abril, com debates multisetoriais e união de esforços, respeitadas as particularidades de cada região. Os eventos já foram realizados nas microrregiões central sul (Cachoeiro de Itapemirim), Caparaó (Alegre), nordeste (São Mateus) e Rio Doce (Aracruz).
A população destas regiões também pode contribuir com a construção do plano em formato on-line, no site www.es500anos.com.br.
CLIQUE AQUI E PARTICIPE! www.es500anos.com.br
A participação na plataforma eletrônica será liberada para os residentes nas demais microrregiões na medida em que os encontros presenciais forem realizados nestas. Os próximos encontros acontecem nesta quinta-feira (04), em Colatina (centro-oeste). As demais datam seguem o cronograma abaixo:
Microrregião |
Município Anfitrião |
Data |
Sudoeste Serrana |
Venda Nova do Imigrante |
10/04/24 |
Central Serrana |
Santa Teresa |
11/04/24 |
Litoral Sul |
Anchieta |
17/04/24 |
Metropolitana |
Vila Velha |
18/04/24 |
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Larissa Linhalis
(27) 3636-4258 / 98102-0236
comunicacao@sep.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do ES em Ação
Fernanda Gomes
(27) 99841-1414
fernanda@es-acao.org.br