Programa Reflorestar assina primeiro contrato com instituição de ensino para restauração florestal e fomento a experimentos e pesquisa
Pela primeira vez, o Programa Reflorestar assina um contrato para a implementação de restauração florestal dentro de uma instituição de ensino e de pesquisa, e será no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) em Montanha, localizado no nordeste do Estado. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira (19).
O contrato foi assinado com o Ifes por intermédio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Factor), que receberá os repasses dos recursos financeiros para a aquisição dos insumos e a recuperação por meio de plantio relacionados ao projeto, com a implantação do sistema agroflorestal e o sistema silvipastoril e no reconhecimento aos serviços ambientais prestados pela floresta em pé e/ou por áreas em recuperação de mata.
Ao todo, serão recuperados e mantidos mais de 7 hectares de cobertura florestal em até 5 anos de contrato, no tipo de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) de curto e de longo prazo.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, esta iniciativa é pioneira e vai oportunizar o Programa Reflorestar no viés mais científico e educacional, ajudando a difundir a importância do reflorestamento não apenas para a produção de água e como mecanismo transformador para os alunos.
“Estamos expandindo o Reflorestar para algo novo e reutilizando o programa numa espécie de incubadora, que, além de garantir os benefícios do reflorestamento e da descarbonização advindos da restauração florestal, terá também o benefício de promover ações de pesquisa e de educação ambiental, por exemplo, relacionando sempre às atividades educacionais e de inovação do Ifes”, esclareceu o secretário Felipe Rigoni.
O coordenador do Programa Reflorestar, Gabriel Nunes, apontou o caráter multiplicador do novo contrato. “Outra importante contribuição deste contrato é oportunizar e fazer do Programa uma vitrine para atrair produtores rurais e pessoas interessadas para entender mais de perto os benefícios e a dinâmica da restauração florestal como algo sustentável e também lucrativo para as famílias rurais”, salientou.
O Programa
Criado em 2011, o Programa Reflorestar é considerado o maior programa de restauração florestal de larga escala do País. Desde os primeiros anos, foram mais de 8,5 milhões de árvores plantadas e mais de 20 milhões de árvores mantidas com o apoio do programa, em mais de 12 mil hectares, e mais de 4 mil produtores rurais alcançados.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto
(27) 99956-0609
meioambiente.es@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES