05/05/2022 18h56 - Atualizado em 05/05/2022 19h05

SEP realiza reunião com Secretaria de Pernambuco para otimizar procedimentos da área orçamentária

Foto: Claudia Feliz - SEP

Com o objetivo de otimizar trabalhos ligados à área orçamentária do Governo que possam resultar na aceleração das entregas à sociedade, a equipe da Gerência-Geral de Execução e Controle (Gecor), da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), reuniu-se, nesta quinta-feira (05), com servidores da Secretaria de Planejamento do Governo de Pernambuco.

Durante a reunião, realizada de forma virtual, foram discutidos aspectos técnicos ligados a limite para alterações orçamentárias. Por lei, no caso do Espírito Santo, o Governo do Estado pode promover alterações sem necessidade de autorização legislativa, até o percentual de 30%. Já em Pernambuco, esse percentual é de 20%.

A subsecretária de Estado de Orçamento, Juliani Johanson, destaca a importância do intercâmbio de experiências “visando a uma gestão orçamentária ainda mais eficiente, com planejamento de ações e processos que resultem no controle e distribuição adequados de recursos, objetivando a realização dos projetos e as entregas à população”. 

A gerente-geral de Execução e Controle da Subsecretaria de Orçamento, Marina Miranda Marques, acompanhada dos servidores da SEP Sergio Luis Silverol, Elizabeth Amaral Camelo e Franceline Ludtke Sales, participou da reunião com a gerente-geral de Elaboração e Execução Orçamentária da Seplag de Pernambuco, Gabriela Souza, e o secretário-executivo de Planejamento, Orçamento e Captação da mesma pasta, Adriano Danzi de Andrade. 

Marina Marques informou que a apresentação realizada pelo Governo de Pernambuco foi muito rica, focada principalmente na explanação da legislação do Estado sobre os instrumentos de planejamento orçamentário (PPA, LDO e LOA).

"Como inovação, eles apresentaram o Decreto de Operacionalização dos Orçamentos, que regulamenta as alterações orçamentárias realizadas naquele Estado, o que trouxe muita luz sobre novas possibilidade de avançarmos na simplificação de procedimentos, a fim de ganho de eficiência”, argumentou a gerente.  

 

Alinhamento

Para alinhar as ações da Secretaria de Recursos Humanos (SEDH) ao planejamento orçamentário e financeiro do Governo, também a equipe da Gerência-Geral de Gestão Orçamentária (Gegeo), da Subsecretaria de Orçamento da SEP, realizou reunião, nesta quinta-feira (05), com a servidora Grace Kelly dos Reis, que atua como gestora de planejamento e orçamento (GPO) da SEDH, o gerente-geral da Gegeo, Adriano Frossard Rasseli, a assessora especial Jéssica de Paula Rodrigues e o consultor do Tesouro Luciano Caires Ferreira detalharam aspectos ligados à execução dos projetos da Secretaria.

Para Frossard, as reuniões de alinhamento dos procedimentos a serem observados no planejamento e execução orçamentária das unidades setoriais “são de suma importância para o aperfeiçoamento da comunicação entre as áreas, estreitamento das relações entre os profissionais envolvidos, permitindo o aperfeiçoamento das rotinas, tornando o trabalho mais fluido e eficiente, o que, em última análise, propicia acelerar a entrega de projetos, investimentos, trazendo mais resultados para população capixaba”.

 

Informações à Imprensa:


Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507-4071 
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

 

 

 

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