Servidores estaduais participam de capacitação para gestão fiscal responsável
Servidores que atuam nos grupos Financeiro Setorial (GFS) e de Planejamento e Orçamento (GPO) das secretarias e órgãos do Governo do Espírito Santo participam de um curso de Gestão e Execução Orçamentária. Iniciado em maio e com previsão de término em julho próximo, o curso é promovido pela equipe da Subsecretaria de Orçamento da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e envolve a participação de 90 servidores estaduais.
A formação ocorre em três dias. A segunda turma de GFS e GPO concluirá sua capacitação nesta quarta-feira (12), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). A primeira turma recebeu o treinamento entre 27 e 29 e maio e a terceira será capacitada entre os dias 3 e 5 de julho.
Contas equilibradas
De acordo com a equipe da Subsecretaria de Estado de Orçamento (Subeo), o curso dissemina a importância do equilíbrio das contas e da gestão fiscal responsável. Além disso, também busca promover a integração entre as unidades setoriais e a SEP, órgão central de Planejamento e Orçamento do Estado.
Os servidores recebem informações sobre os seguintes conceitos: Introdução sobre Conceitos Orçamentários; Ciclo orçamentário; Lei Orçamentária Anual (LOA); Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO); Decreto de Programação; Decreto de Encerramento; Decreto de Redução de Gastos; Descentralização; Alterações orçamentárias (RI, QDD e Créditos adicionais); Acompanhamento da Execução Orçamentária; Orientações para realização de Projeções; e Orientações para Elaboração Orçamentária.
Também é realizado exercício prático no laboratório de informática, com utilização do Sistema Integrado de Gestão de Finanças Públicas do Espírito Santo (Sigefes).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636.4258 / 99507.4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br