12/07/2024 16h14

Audiências Públicas: moradores da microrregião Metropolitana apresentam propostas para Orçamento 2025 do Governo do Estado

Os moradores da microrregião Metropolitana participaram, nesta sexta-feira (12), da Audiência Pública para a elaboração do Orçamento 2025 do Governo do Estado. Na ocasião, a população pôde apresentar propostas e demandas a serem inseridas na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025.

O evento contou com a participação de diversos secretários de Estado e gestores governamentais das mais diferentes áreas de atuação, e do vice-prefeito de Viana, anfitrião do evento, Fábio Dias. Este é o quarto encontro presencial de um total de cinco, que estão sendo realizados de norte a sul do Estado.

Durante o evento, a subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Andressa Pavão, apresentou os principais projetos e entregas realizadas nos últimos anos pelo Governo do Estado nas microrregiões. Já o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, apresentou indicadores da região e do Estado, contextualizando o cenário dos debates.

A subsecretária de Estado de Orçamento, Juliani Johanson, explicou a dinâmica da plenária, momento em que a população tem participação direta, com direito à fala em microfone para opinar e questionar sobre os projetos e as ações do Governo do Estado na microrregião representada no evento. Cada cidadão tem dois minutos para fazer a manifestação. Em seguida, um representante do Governo responde à demanda apresentada num tempo de três minutos.

A plenária popular foi conduzida pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc. “A Região Metropolitana passou por uma grande transformação nos últimos anos. Em mobilidade, podemos citar grandes intervenções, como a ampliação da Terceira Ponte, a construção da Ciclovia da Vida, a reurbanização do Portal do Príncipe, a reativação do Aquaviário, o viaduto de Carapina, a nova Rodovia das Paneleiras, a nova Avenida América em Cariacica, além de um investimento histórico em macrodrenagem, que mudou completamente a realidades dos alagamentos no município de Vila Velha, entre outras tantas entregas do Governo do Estado. São investimentos frutos de planejamento e também de um pensamento regionalizado, entendendo a Região Metropolitana como um conjunto de cidades conectadas e que precisam crescer juntas”, destacou Duboc.

O próximo e último encontro presencial acontece no dia 25 de julho, a partir das 13 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia. Na ocasião, serão debatidas propostas de projetos e ações para as microrregiões Noroeste e Nordeste.

A população de todo o Estado também pode contribuir em formato on-line pelo endereço eletrônico www.orcamento.es.gov.br até o dia 31 de julho. Ao acessar o site, o cidadão deve efetuar um login (via Acesso Cidadão ou pela conta Gov.br). Em seguida, é necessário selecionar a microrregião e a área estratégica de interesse.

Dentro de cada área estratégica, estão listadas subáreas de atuação, página em que o cidadão poderá tanto destacar as subáreas que julgar mais relevantes quanto propor uma ação que o Governo deve realizar para atender às necessidades da região.

Caso a demanda proposta não esteja contemplada em uma das subáreas, é possível ainda registrar uma sugestão avulsa no campo “Quero participar, mas não encontrei a subárea”.

As contribuições colhidas nas Audiências Públicas servirão de subsídio para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA 2025), que é o orçamento anual do Estado. A peça orçamentária é de responsabilidade da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e é enviada à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para análise e votação dos deputados estaduais.

Registre a sua proposta: www.orcamento.es.gov.br. Participe!

Larissa Linhalis
comunicacao@sep.es.gov.br