14/02/2020 17h33

Começam reuniões para revisão do Planejamento Estratégico do Governo

A Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) deu início, nesta sexta-feira (13), ao ciclo de reuniões para revisão do Planejamento Estratégico do Governo do Espírito Santo do período 2020-2022, melhorando a capacidade de entrega de resultados à população capixaba.

No decorrer do processo de revisão do Planejamento Estratégico, coordenado pela Subsecretaria de Planejamento e Projetos da SEP, serão realizadas reuniões para revisão, análise, seleção e priorização de projetos de todas as nove áreas estratégicas do Governo do Estado.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, explica que o Planejamento Estratégico é uma ferramenta dinâmica que “precisa, a cada ciclo, ser revisitada para que haja uma revisão do que de fato foi entregue e a inclusão de novas ações, de novos projetos, de acordo com o realinhamento da estratégia”.

A equipe da Subepp – subsecretaria na qual funciona o Escritório de Projetos do Governo -, também compartilha com cada área o diagnóstico dos desafios e indicadores estratégicos e conduz todos os passos do trabalho de revisão da carteira de programas e projetos do Programa Realiza+ 2020-2022. Com uma gestão voltada para resultados, desde 2019 o Governo faz o monitoramento e a avaliação de indicadores de suas políticas públicas, visando aos benefícios gerados para a sociedade.

O Realiza+, que gerencia e monitora as ações estratégicas da administração estadual, busca ampliar a capacidade do Governo do Estado de executar programas e projetos estratégicos e entregar resultados à sociedade capixaba.

Dos dois primeiros encontros de trabalho nesta sexta-feira, participaram gestores - secretário e subsecretários -, dirigentes de órgãos, pontos focais, gerentes de projetos e técnicos responsáveis pelos indicadores estratégicos ligados às áreas de Saúde Integral e Desenvolvimento Econômico.

A lista de áreas estratégicas, para as quais estão programadas as próximas reuniões, inclui ainda Agricultura e Meio Ambiente; Educação para o Futuro; Segurança em Defesa da Vida; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Infraestrutura para Crescer; Gestão Pública Inovadora; e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Alinhamento

A subsecretária da Subepp, Joseane Zoghbi, diz que a seleção e priorização dos projetos se fazem necessárias tendo em vista mudanças de cenários em nível estadual e nacional, além do alinhamento com o orçamento disponível. Diz ainda que o trabalho, realizado em conjunto com as equipes das secretarias e órgãos, contribui para o Governo aumentar a clareza nas prioridades, agilizar a tomada de decisões, melhorar o foco, direcionar esforços e alcançar melhores resultados, em benefício da sociedade capixaba.

A revisão acontece um ano após a aprovação do Planejamento Estratégico, elaborado para os quatro anos da gestão. O plano possui três carteiras estratégicas com um total de 241 projetos e 17 programas, nas nove áreas estratégicas.

O Seminário de Planejamento Estratégico, que contará com participações do governador, da vice-governadora, secretários, subsecretários e dirigentes de órgãos, está previsto para o próximo mês de março. Nele, serão validados indicadores, desafios e metas e a carteira de projetos prioritários do Governo.