15/03/2023 18h17 - Atualizado em 16/03/2023 15h17

CRJs serão destaque no Fórum Internacional de Direitos Humanos

O trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado do Espírito Santo para a juventude por meio dos Centros de Referência da Juventude (CRJs) será destaque no Fórum Mundial de Direitos Humanos 2023. O Fórum acontece em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 20 e 24 de março e os resultados desta ação que integra o projeto Estado Presente em Defesa da Vida, serão apresentados pela equipe da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). O evento é uma realização da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Os 14 Centros de Referência da Juventude integram a política pública voltada para as juventudes executada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) dentro do Eixo de Proteção Social do Estado Presente e é realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os Centros estão localizados em comunidades de maior vulnerabilidade social e são espaços de acolhimento dos jovens, com uma diversificada programação. Nos CRJs, os jovens participam de cursos, oficinas de geração de renda, planos de trabalho e de vida. Também são oferecidos laboratórios de economia criativa para geração de renda. Os frequentadores das unidades recebem transporte para participar das atividades e ainda realizam passeios. 

O governador do Estado, Renato Casagrande, destaca a importância dos Centros dentro do eixo social do Programa Estado Presente. "Os Centros de Referência da Juventude são instrumentos de oportunidades aos nossos jovens. O Estado Presente em Defesa da Vida trabalha tanto na vertente da área policial quanto na área social e os CRJs são essenciais para os resultados que estamos alcançando. Um programa dessa robustez nos alegra e orgulha muito. Tirar os jovens de um caminho errado gerando oportunidades por meio de oficinas, de atenção, muito nos orgulha. Nossa equipe da Secretaria de Direitos Humanos tem feito um belo papel e agora vai apresentar o programa para todo o mundo, programa este que tem se tornado referência de eficiência. Vamos seguir investindo em políticas públicas sociais para gerar cada vez mais oportunidades aos capixabas", afirma.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, explica que os CRJs têm capacidade para atender 65 mil jovens por ano e o investimento no projeto é o maior investimento público para a juventude realizado no Espírito Santo. “Muito nos orgulha levar esta importante política pública para o Fórum internacional, poder compartilhar nossa experiência, nossos resultados e as metas pelas quais estamos trabalhando diariamente para oferecer aos jovens capixabas oportunidades e acesso a serviços e conhecimento”, frisa.

Nara Borgo ressalta ainda que, recentemente, a SEDH criou a Subsecretaria de Políticas para as Juventudes (SUBJUV), com o objetivo de colaborar para o avanço nas ações para a juventude capixaba.  

Resultados


Em cerca de um ano passaram pelos 14 CRJs, 16 mil jovens de 15 a 24 anos. Os CRJs são espaços de integração e potencialização da faixa populacional que mais sofre com os índices de violência em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Aracruz, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina e São Mateus.

Fórum

Em sua terceira edição, o Fórum Mundial de Direitos Humanos 2023 é um espaço de debate público sobre os Direitos Humanos, que apresenta casos de sucesso em participação social, redução das desigualdades, respeito às diferenças, que promovam igualdade e inclusão social. Participam desse evento, instituições nacionais e internacionais de Direitos Humanos, Movimentos Sociais, governos e Organizações da Sociedade Civil.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que tem por objetivo promover a segurança pública, por meio de estratégias integradas e articuladas de enfrentamento à violência, proteção e defesa social.


Neste sentido, as Secretarias e Órgãos do Estado desenvolvem estratégias de prevenção e proteção social a partir de ações e projetos que viabilizam a promoção da cidadania, o acesso a serviços básicos, bem como a redução de riscos e vulnerabilidades sociais em regiões historicamente marcadas pela violência e exclusão social, com desdobramentos positivos para a sociedade capixaba.

Conheça o projeto. https://juventudes.es.gov.br/noticias

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843


Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz 
(27) 3636-6764 (27) 99309-4008
comunicacao@sedh.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard