09/05/2023 18h43 - Atualizado em 10/05/2023 14h43

Curso de Análise Criminal chega na quarta edição

Foto: Larissa Linhalis/SEP

Teve início, na tarde dessa segunda-feira (08), a quarta edição do Curso de Análise Criminal, promovido pelo Governo do Estado. A iniciativa faz parte das ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. A aula inaugural foi realizada no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), em Vitória, e contou com a presença de alunos e representantes das instituições parceiras.

Conduzido pelo Observatório da Segurança Cidadã (OSC-ES), sob a coordenação do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o curso de Análise Criminal já formou 130 agentes das forças de segurança capixabas. A nova edição conta com mais 30 agentes, entre policiais militares, civis, técnico-científicos, bombeiros militares e guardas municipais que passarão a atuar também no campo estratégico, ampliando as ações de inteligência no combate à criminalidade.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Álvaro Duboc, falou sobre a importância da disseminação da cultura da gestão de dados para a efetividade das ações policiais.

"O Governo do Estado tem feito robustos investimentos em tecnologia e inteligência na área da segurança pública, a citar a implantação do Cerco Inteligente e a aquisição de equipamentos de última geração que estão aprimorando processos, como a análise balística e a identificação civil e criminal”, destacou Álvaro Duboc.

“Este curso é uma importante oportunidade para que os diferentes agentes de segurança conheçam as ferramentas colocadas à disposição das forças policiais e possam potencializar a produção de informação para apoiar a tomada de decisões por parte dos gestores e as ações de responsabilização criminal, e, sobretudo, de prevenção a crimes", complementou Duboc.

A aula de abertura do Curso de Análise Criminal foi realizada pelo diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira. Especialista em segurança pública, ele reforçou a importância da integração entre as instituições e o uso da inteligência no combate à criminalidade.

“As principais tendências de políticas de segurança pública exitosas são pautadas nas evidências científicas e na integração entre as instituições. Hoje, os agentes de segurança do Espírito Santo não precisam mais sair do Estado para obter essa formação. Além disso, estamos atraindo agentes de outros estados, como é o caso do Ceará”, explicou Lira.

De acordo com o gerente de Estatística e Geoprocessamento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Franklin Torres, a integração realizada por meio do curso de Análise Criminal fortalece as instituições. “Essa oportunidade de integração com outros estados é muito importante, tanto com a participação no curso, quanto na elaboração de estudos conjuntos. Assim podemos contribuir juntos para uma segurança pública mais eficiente”, pontuou.

Para a diretora-presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Laís Garcia, a formação em análise criminal é fundamental para preparar os profissionais de segurança pública a lidar com a complexidade do cenário atual, em que o crime se sofistica a cada dia. “Investir na capacitação dos servidores é, portanto, investir na qualidade e efetividade das ações de segurança, garantindo a proteção da sociedade e o fortalecimento do Estado de Direito", reforçou.

Integração

A coordenadora do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), Bárbara Caballero, falou sobre as novidades dessa edição. Entre elas estão a participação dos agentes de segurança do Ceará e também da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

“Estamos percebendo uma repercussão muito positiva, tanto dentro das forças de segurança do Espírito Santo, quanto de outros estados. Praticamente todas as vagas desta edição foram ocupadas a pedido dos próprios agentes. Outra novidade é que nosso corpo docente recebe uma ex-aluna do curso, que é a comandante da Guarda Municipal de Vila Velha e mestre em Segurança Pública, Landa Carretero”, destacou Bárbara Caballero.

O superintendente da Abin no Espírito Santo, Delanne Novaes, celebrou a participação da Agência Brasileira de Inteligência nessa edição do curso. “Quero exaltar a excelente parceria que a Superintendência da Abin tem com os demais órgãos presentes nessa formação e esperamos que ela se fortaleça cada vez, trazendo benefícios para todos”, disse.

A formação segue até o dia 19 de maio, com aulas presenciais e visitas técnicas às instalações de inteligência policial do Estado.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da SEP
Larissa Linhalis
(27) 3636-4258 / 98102-0236
comunicacao@sep.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard