07/11/2022 16h13 - Atualizado em 07/11/2022 16h17

Equilíbrio fiscal e planejamento orientado para resultados do Espírito Santo motivam intercâmbio com equipe de Mato Grosso

Entre as subsecretáras Juliani Joanson e Joseane Zoghbi, a secretária titular da SEP, Maria Emanuela Alves Pedroso, destacou a liderança do governador Renato Casagrande e o gerenciamento intensivo das contas e dos projetos estruturantes como fatores de sucesso da gestão.

A Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) deu início, nesta segunda-feira (07), a um intercâmbio com 15 profissionais da Secretaria da Fazenda do Estado do Mato Grosso. O encontro, que se estenderá até esta terça-feira (08), é realizado a pedido das secretarias de Fazenda e Planejamento mato-grossenses, com foco nas metodologias aplicadas no controle das contas e a realização de políticas públicas, devido aos resultados positivos da gestão capixaba no âmbito fiscal e nas entregas à população.

Segundo o secretário adjunto de Orçamento da Sefaz do MT, Ricardo Capistrano, o Governo do Espírito Santo se destaca como referência, vinculando boa saúde fiscal e um planejamento com resultado orientado para a sociedade. Isso foi o motivou a escolha da SEP para a troca de informações e conhecimento entre as equipes técnicas dos dois estados.

Os pontos de interesse apontados pela equipe mato-grossense estão relacionados à elaboração, avaliação e monitoramento dos projetos da Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Plano Plurianual (PPA), além do processo de elaboração do Planejamento Estratégico do Governo do Espírito Santo e da estrutura dos indicadores de resultado, de processos e de impacto. 

Gerenciamento e liderança

A secretária de Estado de Economia e Planejamento, Maria Emanuela Alves Pedroso, destacou o gerenciamento intensivo, tanto no que diz respeito ao planejamento e a execução orçamentária e financeira quanto à realização dos projetos estruturantes do Governo, como fatores de sucesso da gestão, ressaltando ainda a importância da liderança do governador Renato Casagrande.  

O encontro, realizado na sede da SEP, conta com a participação das equipes das subsecretarias estaduais de Orçamento e Planejamento e Projetos, coordenadas, respectivamente, pelas subsecretárias Juliani Johanson e Joseane Zoghbi, além de técnicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz-ES). 

Segundo Juliani Johanson, entre os interesses da SEP nesse intercâmbio está o de conhecer o processo de elaboração da declaração de estratégia fiscal que vem sendo implementada desde 2021 na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Governo do Mato Grosso.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard