Espírito Santo apresenta sétimo mês seguido de redução histórica de homicídios
O Espírito Santo fechou o mês de julho com uma nova redução histórica no número de homicídios dolosos. Ao todo, foram 63 casos registrados em todo o Estado no período, sendo o segundo melhor resultado de todos os meses desde 1996. A estatística só não é melhor que a de junho desse ano, quando o número de casos foi de 59. É o sétimo mês seguido de queda nos assassinatos com dolo. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
No total, de janeiro a julho deste ano foram registrados 561 assassinatos, uma redução de 19,6% em relação ao número de casos em 2018, quando foram registradas 676 vítimas. A região da Grande Vitória obteve grande destaque nessas estatísticas e fechou com o melhor mês em 23 anos. Ao todo, foram totalizados 29 homicídios, somando Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana e Guarapari.
O município de Cariacica, que chegou a apresentar aumento de 30% nos registros de crimes no início de 2019, após ações definidas nas diretrizes do programa Estado Presente em Defesa da Vida, passou a apresentar redução de 6% em julho, revertendo o quadro ruim do começo do ano. Foram 25 assassinatos nos últimos três meses. Somente em abril haviam sido 24 mortes.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, explicou quais foram os principais fatores para essa redução de mortes. “Atribuo essa redução de homicídios a fatores importantíssimos. Um dos principais é a definição de um foco, com o programa Estado Presente em Defesa da Vida, que é a prisão qualificada de homicidas e apreensão de armas de fogo. Depois vem a participação pessoal do nosso governador, que acompanha periodicamente os indicadores e realiza as reuniões onde são definidas as estratégias policiais para combate à criminalidade”, afirmou.
Sá ainda destacou e agradeceu às forças de segurança, exaltando o trabalho policial nas ruas. “Ao todo, prendemos cinco assassinos por dia e apreendemos nove armamentos diariamente no Espírito Santo. E para que isso aconteça, o ponto a ser destacado é a dedicação do nosso policial, que hoje entrega um grande resultado. Tenho que dar um destaque especial aos policiais de Cariacica, que obtiveram grande êxito nas operações, trabalharam dia e noite e conseguiram sair do aumento para a redução em apenas 90 dias”, ressaltou.
Ação integrada
Atuando com integração e corresponsabilidade das polícias Civil e Militar, em interlocução com as demais instituições que compõem o Sistema de Segurança e Justiça do Estado, o Programa Estado Presente atende a todo o Espírito Santo. Seu modelo de gestão é baseado em indicadores e metas, que permitem ao governo mensurar os resultados dos projetos e ações. De forma sistemática, ações policiais e intervenções na esfera social são monitoradas e avaliadas em três níveis de gestão: estratégica, tática e operacional.
Em seu modelo de governança, o governador Renato Casagrande tem papel central. Resultados das ações do Estado Presente, executado pelas equipes de Segurança nas áreas e regiões integradas, são apresentados mensalmente ao chefe do Executivo Estadual, que coordena pessoalmente as reuniões de avaliação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com