17/03/2023 18h05 - Atualizado em 20/03/2023 11h19

Espírito Santo participa do Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento

Aconteceu nessa quinta-feira (16) e nesta sexta-feira (17), em Brasília, o LXXXV Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, que tem por objetivo debater as ações de planejamento e gestão voltadas às políticas públicas do País. A subsecretária de Estado de Orçamento, Juliani Johanson, representou o Estado do Espírito Santo no encontro.

O evento contou com a condução do presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) e Secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento do Estado de Pernambuco, Fabrício Marques, e participação da ministra do planejamento, Simone Tebet, além de representantes dos 27 estados brasileiros.

Esta edição marcou o retorno dos encontros presenciais do Conselho, que se reúne trimestralmente. Entre os temas debatidos está o planejamento com foco no desenvolvimento, gestão de resultados, monitoramento e avaliação das ações de políticas públicas, os desafios e o planejamento da gestão estadual, o Orçamento Federal (LOA), questões fiscais, a articulação com Estados e Municípios, além dos Bancos Multilaterais, importantes fontes de financiamento para investimento público e desenvolvimento dos Estados.

Temas como a desigualdade, a fome, a educação e a estrutura social da população brasileira também foram abordados nos debates. O encontro tem ainda o objetivo de traçar estratégias e planos de ação para aperfeiçoar as políticas públicas para o desenvolvimento do país.

“O debate foi rico e motivador para todos os entes. Saímos revigorados com a troca de experiências, aprendizado, e com deliberações importantes, como o retorno de grupos de trabalho para discussões das equipes técnicas dos Estados”, pontuou a subsecretária de Orçamento do Espírito Santo, Juliani Johanson.

Larissa Linhalis
comunicacao@sep.es.gov.br