19/03/2025 22h38 - Atualizado em 19/03/2025 22h40

Espírito Santo recebe Fórum Nacional dos Secretários de Estado do Planejamento

Foto: Ed Machado

Teve início nesta quarta-feira (19) e segue até a sexta-feira (21), o XCII Fórum Nacional dos Secretários de Estado do Planejamento. O evento, que ocorre no Hotel Golden Tulip, em Vitória, reúne 150 pessoas, entre gestores públicos de todo o Brasil, técnicos, especialistas na área e representantes de diversas instituições.

“São três dias de profunda imersão nas boas práticas que vêm sendo desenvolvidas nos estados, nas oportunidades de inovação, unindo gestores e técnicos de todo o país, especialistas de renome nacional e internacional, sejam eles da comunidade acadêmica ou de instituições como o Banco Mundial e o BID, com os quais temos fortalecido a nossa parceria. O nosso fórum contribui para que a sociedade brasileira seja beneficiada na ponta a partir do aperfeiçoamento do planejamento e orçamento públicos para que as políticas públicas sejam efetivas. Isso é feito com a otimização também do processo do monitoramento das metas prioritárias. Tudo isso usando as ferramentas mais avançadas que temos”, disse o presidente do Conseplan e secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, Fabrício Marques.

O primeiro dia de programação do evento foi dedicado às reuniões dos Grupos de Trabalho de Monitoramento e Avaliação, de Investimentos Públicos, de Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos e de Planejamento de Longo Prazo. Os grupos de trabalho do Conseplan se reúnem periodicamente para trocarem experiências e discutirem temas de interesse comum entre os Estados.

“É uma alegria enorme recebermos representantes das secretarias de planejamento de todo o país aqui no Espírito Santo. O Conseplan é um importante fórum de debates que promove a troca de experiências entre os Estados, garantindo o aprimoramento constante na formulação e implementação de políticas nacionais de planejamento e orçamento”, destacou o secretário de Estado de Economia e Planejamento do Espírito Santo, Álvaro Duboc.

O 92º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, realizado com o apoio do governo capixaba e patrocinado pela Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) e pelos Bancos do Estado (Banestes) e de Desenvolvimento (Bandes) do Espírito Santo, terá um painel exclusivo para abordar como a inteligência artificial (IA) pode ajudar na capacidade para realizar entregas na área de planejamento e orçamento, ministrado pela cientista de dados com expertise em linguagem de programação Python e R., Regina Albanese.

No segundo dia, serão realizados 10 painéis, entre eles um sobre a iniciativa “ES 500 Anos”, proposta de criação de um plano de desenvolvimento sustentável e inovador até 2035, ano em que o Espírito Santo completa 500 anos de fundação. Esse painel será comandado pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento do Espírito Santo, Álvaro Duboc. A programação desta quinta-feira terá ainda as apresentações Orquestra Jovem de Violões do programa “Música na Rede”, da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), e do Movimento Cultural Tambores Esperança.

Na sexta-feira (21), dia de encerramento, além de mais dois painéis, incluindo um sobre “Coordenação federativa dos gastos no contexto das emendas impositivas”, ministrado pelo especialista em orçamento público e assessor parlamentar do Senado Federal, Dalmo Pereira, haverá a apresentação dos resultados obtidos pelos quatro grupos de trabalho do Conseplan.

 

Estratégia Brasil 2050

Também no dia 20 (quinta-feira), o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participam do evento “Estratégia Brasil 2050”, realizado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). O evento acontece a partir das 15 horas, no Auditório do Sebrae, na Enseada do Suá, também em Vitória.

A Estratégia Nacional de Longo Prazo, denominada “Estratégia Brasil 2050”, busca integrar e harmonizar planos setoriais e regionais, proporcionando uma maior previsibilidade na atuação governamental, além da melhora do ambiente de negócios e aumento da transparência na esfera nacional. A iniciativa é liderada pela Secretaria Nacional de Planejamento (SEPLAN) do MPO.

O evento desta quinta-feira (20) contempla a etapa de captação de contribuições de atores locais (setores público, privado, academia e sociedade civil) que será realizada pelo MPO em diversos Estados brasileiros. O Espírito Santo é o primeiro a receber esta etapa do projeto.

 

Com informações do Conseplan.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEP
Larissa Linhalis
(27) 3636-4258 / 98102-0236
comunicacao@sep.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard