Espírito Santo recebe o primeiro encontro regional para construção do planejamento de longo prazo do Governo Federal

O “Diálogos para Construção da Estratégia Brasil 2025-2050”, iniciativa do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).
O Espírito Santo foi a sede do primeiro encontro regional “Diálogos para Construção da Estratégia Brasil 2025-2050”, iniciativa do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) que integra o projeto de planejamento de longo prazo do Governo Federal. O evento aconteceu no auditório do Sebrae/ES, em Vitória, e contou com a presença da secretária Nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis.
Especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil se reuniram para discutir propostas que fortaleçam a sustentabilidade, a inovação e a competitividade do Brasil nos próximos 25 anos. A iniciativa busca ampliar o diálogo entre diferentes setores e garantir que as particularidades regionais sejam consideradas na formulação das diretrizes que orientarão o desenvolvimento do país nas próximas décadas.
“Temos a missão de elaborar um plano de longo prazo que seja capaz de mobilizar parcerias e investimentos numa direção convergente com o desenvolvimento do País nos próximos 25 anos. Para isso, é necessário que a Estratégia Brasil 2050 tenha robustez e legitimidade, o que temos buscado a partir de uma construção amplamente colaborativa e participativa. A formulação da Estratégia Brasil 2050 tem como pilar central a participação social, com o engajamento de atores-chaves dos mais diversos setores, nas esferas pública e privada, nos três níveis de governo. Os diálogos, que iniciamos hoje no Espírito Santo e passarão por grande parte dos estados brasileiros, são etapa fundamental desse processo. Por meio deles, vamos ouvir lideranças e especialistas de diversas áreas (indústria, comércio, educação, meio ambiente, energia, e vários outros), que apresentarão desafios e potencialidades que devem ser enfrentados desde já para que possamos chegar ao futuro que queremos para o Brasil.”, destacou a Secretária Nacional de Planejamento do MPO, Virgínia de Angelis.
Também compuseram a mesa de honra do evento: o secretário de Estado de Economia e Planejamento do Espírito Santo, Álvaro Duboc; o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Luciano Pingo; o especialista sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), André Carlos Martinez Fritscher; o presidente do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan) e secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, Fabrício Marques; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, Dr. Francisco Berdeau; e o diretor de Atendimento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), José Eugênio Vieira.
Durante o evento, foi realizado um amplo painel com o tema “Desafios e Oportunidades para o Brasil”, no qual participaram representantes do setor produtivo capixaba, conselhos de representação profissional, a academia e o Fórum de Participação Social do Espírito Santo.
“O nosso País ainda carrega desafios históricos relacionados à infraestrutura e às desigualdades sociais e regionais, que precisam ser superados. No entanto, é essencial também voltarmos o olhar para uma nova agenda emergente, que envolve tecnologias, inteligência artificial e o desafio de conectar a nova geração ao modelo tradicional do mercado de trabalho brasileiro”, destacou o secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.
Estratégia Brasil 2050
A Estratégia Brasil 2050 definirá visão de futuro e objetivos de longo prazo para orientar o desenvolvimento sustentável e inclusivo do país. As diretrizes e etapas do processo de construção estão definidas em uma portaria do MPO lançada em agosto de 2024, garantindo a participação social e a colaboração de diversos setores. Coordenado pela Secretaria Nacional de Planejamento (SEPLAN), o processo será concluído até julho de 2025 e adota 2050 como horizonte estratégico, em sintonia com as transformações demográficas e socioeconômicas do país.
A consolidação desse projeto de futuro tem como base a participação social, por meio de um amplo diálogo com diferentes setores da sociedade. Por meio desse processo, busca-se levantar as particularidades regionais e garantir que as diretrizes da Estratégia Brasil 2050 reflitam a diversidade do país, os desafios e as potencialidades de cada região. Os diálogos participativos ocorrerão até junho, em diversas capitais, e reunirão representantes de todas as regiões para ampliar a participação social no processo.
Além das discussões presenciais, a população pode contribuir diretamente por meio da consulta pública "Que Brasil queremos nos próximos 25 anos?". A iniciativa busca captar percepções e expectativas da sociedade sobre desafios e oportunidades para o país, auxiliando na construção de diretrizes para um Brasil mais sustentável e desenvolvido. Para participar, acesse: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/participabrasil2050.
Estratégia Brasil 2050
A Estratégia Nacional de Longo Prazo, denominada “Estratégia Brasil 2050”, busca integrar e harmonizar planos setoriais e regionais, proporcionando uma maior previsibilidade na atuação governamental, além da melhora do ambiente de negócios e aumento da transparência na esfera nacional. A iniciativa é liderada pela Secretaria Nacional de Planejamento (SEPLAN) do MPO.
O evento desta quinta-feira (20) contempla a etapa de captação de contribuições de atores locais (setores público, privado, academia e sociedade civil) que será realizada pelo MPO em diversos Estados brasileiros. O Espírito Santo é o primeiro a receber esta etapa do projeto.
Com informações do MPO
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Larissa Linhalis
(27) 3636-4258 / 98102-0236
comunicacao@sep.es.gov.br