09/05/2019 20h34 - Atualizado em 09/05/2019 20h39

Gestores participam de Planejamento Estratégico do Governo do Estado para 2019-2022

Governador Renato Casagrande: "Assumimos compromissos com o trabalho ético, decente, com a democracia intensa, de diálogo permanente com a sociedade".

Sob a liderança do governador Renato Casagrande, mais de 200 gestores do Governo do Estado participaram, nesta quinta-feira (9), do primeiro dia do Seminário de Planejamento Estratégico da gestão 2019-2022. Foram debatidas e definidas as prioridades, programas e projetos estruturantes, além das principais entregas que serão realizadas pelo governo capixaba ao longo dos próximos quatro anos de gestão.

Em sua fala na abertura do evento, Casagrande conclamou a equipe, diante da conjunta atual, a “enfrentar a dura luta trabalhando com responsabilidade, ética, cautela e criatividade, em diálogo permanente com a sociedade”. Ele lembrou que a sociedade tem pressa e que a equipe não pode ficar parada. O governador reafirmou o compromisso de governar com o olhar para o futuro. “Desde o dia 1º de janeiro nós já estamos produzindo. Seja inaugurando obras, dando ordem de serviço ou lançando programas. Sempre olhando para frente”, garantiu.

Casagrande reforçou ainda pontos importantes para o desenvolvimento do Estado, como os compromissos firmados com a sociedade pela redução das desigualdades, equilíbrio fiscal, inovação, eficiência do Estado, sustentabilidade, redução da violência, direitos humanos, políticas para as mulheres, cultura e educação, além de boas relações institucionais com o Governo Federal e os demais Poderes. Casagrande participou ativamente das atividades do Seminário e visitou todos os grupos de trabalho. 

“Nós temos que deixar a nossa marca, onde a gente está trabalhando, porque as pessoas têm que notar que nós passamos pelo Governo. O envolvimento com a comunidade, a preocupação com as pessoas, o trabalho voluntário, a dedicação, isso dá sentido à vida. Isso nos cura enquanto alma e nos dá razão de estar vivendo. Mais do que nunca, para que a gente não se transforme também em um ser humano irrelevante, a gente precisa ter foco, saber o quer a gente quer fazer, objetivamente. O planejamento é para isso, para a gente não perder foco do que a gente quer e deseja fazer nos próximos quatro anos”, afirmou o governador.

A palestra foi acompanhada pela equipe de gestores que participam do Planejamento Estratégico, formada pela vice-governadora Jaqueline Moraes, secretários e subsecretários de Estado, além de dirigentes de órgãos da Administração Estadual.

O Governo, de acordo com o secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, trabalha para fazer o Espirito Santo voltar a crescer e promover melhorias na vida da população capixaba. Segundo ele, a administração traz para a agenda política “uma visão em que os avanços econômicos, sociais, culturais e políticos só se tornarão consistentes e sustentáveis se resultarem dos projetos, dos sonhos e do trabalho dos cidadãos e cidadãs”.

A elaboração do Planejamento Estratégico do Governo teve início no primeiro dia da gestão Casagrande. Duboc lembrou que foram mais de 70 reuniões de avaliação, alinhamento e preparação do portfólio de projetos e ações estruturantes que compõem os nove eixos estratégicos do governo, com participação de 350 membros da equipe de Governo.

Os eixos são: Segurança em Defesa da Vida; Educação para o Futuro; Saúde Integral; Infraestrutura para Crescer; Gestão Pública Inovadora; Desenvolvimento Econômico; Agricultura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. 

O secretário da SEP diz que o resultado do Planejamento Estratégico será o “mapa de navegação” do Governo do Estado até 2022. E destacou a importância da comunicação do governo com a sociedade, para obtenção de reconhecimento social do trabalho realizado. “Vivemos certamente um dos quadros mais desafiadoras para a gestão pública, em que a comunicação em rede está dominada pelo debate superficial e por notícias falsas. Portanto, além de realizar, é preciso comunicar”, argumentou.

Palestras

Neste primeiro dia do seminário, além de analisar os ambientes interno e externo da gestão, mapeando ameaças e oportunidades e elaborando planos de ação, a equipe de Governo também se informou sobre os cenários econômico e político, com palestras proferidas pelo doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Luis Oreiro, que é também professor da Universidade de Brasília e pesquisador do CNPq e do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, e pelo também economista pela UFRJ Cesar Benjamin, autor de vários livros, entre os quais os intitulados “Diálogo sobre Ecologia, Ciência e Política” e “1994, uma Alternativa para a Crise Brasileira”.

Oreiro falou sobre o declínio da economia do País, que na sua avaliação caminha para uma nova recessão. “Boa parte dos problemas fiscais são decorrentes de uma economia fraca, que vive um nível de ociosidade gigantesco em sua capacidade produtiva”, disse, ao reforçar que o Governo Federal vem cortando fortemente investimentos, tirando a demanda da economia e retardando a recuperação econômica.

Ele também abordou aspectos relacionados à Reforma da Previdência, alegando que ela é “fundamental, para que lá na frente o País não bata com a cara na parede”, devido a aspectos demográficos, que envolvem o envelhecimento da população, mas diz não concordar com a proposta apresentada pelo Governo Federal.

“Todos os brasileiros têm que contribuir para a Previdência, mas para isso é preciso ter emprego. Do contrário, não há como gerar receita previdenciária. Mas o País tem mais de 13 milhões de desempregados”, argumentou.

Já Cesar Benjamin abordou a crise ao longo do tempo. “Por mais de 400 anos convivemos com a ideia de que o Brasil não ia dar certo”, disse ele, afirmando: “Não sabemos mais quem somos, quais as nossas potencialidades. Perdemos o contato com a ideia de Brasil. Precisamos recuperá-la, porque isso nos dá sentido de futuro, resgata nossa identidade”.

Crítico do Governo Federal, Benjamin aponta um aspecto que ele vê como positivo no cenário de crise atual. “Estão sendo criadas condições no Brasil de um novo diálogo entre intelectuais e militares. E isso nos lembra o cenário nos anos 1920”, advertiu. 

“Tivemos um dia bem intenso para pensar a estratégia de governo, com foco nas oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, além da definição do portfólio de programas, desafios e indicadores por área estratégia”, diz a subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos”, Joseane Zoghbi. Nesta sexta-feira, último dia do Planejamento Estratégico, ela explica que a equipe de gestores participará de trabalhos em grupo sobre estratégias de comunicação, além de dinâmicas de integração.

Confira mais do pronunciamento do Governador Renato Casagrande:

Compromisso com a sociedade

“Nós temos inicialmente compromissos já conhecidos. Compromissos que carregamos conosco. Assumimos compromissos com o trabalho ético, decente, com a democracia intensa, de diálogo permanente com a sociedade, com os conselhos. Compromisso em informar falando o que precisa ser falado. Assumimos compromisso com a sociedade que é diminuir a desigualdade. Qualquer mudança deve ser feita para diminuir a desigualdade. Compromisso com a responsabilidade fiscal. Deixamos o governo organizado em 2014 e vamos deixar organizado em 2022. É a nossa obrigação”. 

Economia

“Na economia não temos preconceito. Somos abertos a realizar parcerias com o setor privado. Mas queremos que nossas empresas públicas sejam bem geridas. Não temos interesse em passar nossas empresas para o setor privado, mas elas precisam ser eficientes. Não queremos um Estado grande, porém, queremos um Estado forte, realizador e eficiente. Temos necessidade dentro do nosso projeto de ter compromisso com as futuras gerações”.

Sustentabilidade e desenvolvimento

“Não queremos o desenvolvimento a qualquer custo. Temos que ter preocupação ambiental e compromisso com a sustentabilidade. Nós queremos desenvolver, utilizando de forma sustentável os recursos naturais”.

Segurança

“Nossa estrutura não é para enfrentar bandidos, mas sim para proteger a sociedade. Temos que estar preparados para proteger e fazer os enfrentamentos necessários, equipando nossas polícias da forma que puder, sendo duro com quem comete crime e mais duro ainda com quem tira a vida de alguém”.

Direitos humanos e políticas para as mulheres

“Temos que respeitar o direito de todos, inclusive de quem comete crimes. Tem que ser punido, mas respeitado. Não estamos aqui autorizados a tirar a vida de ninguém. Temos que proteger a sociedade capixaba. Que os direitos humanos sejam preservados, que as mulheres tenham seus direitos, que as mulheres negras tenham políticas específicas, que os jovens negros sejam considerados um grupo frágil e com necessidade de políticas públicas para serem protegidos. Temos que ter preocupação com os grupos vulneráveis e políticas públicas para eles”. 

Cultura e educação

“Precisamos valorizar a cultura. Não tem sociedade que se empodera se não tiver a valorização de suas tradições culturais. Isso é enriquecer nossa população. Precisamos compreender que a educação é o melhor caminho e o mais curto para gerar oportunidades”.

Relação institucional

“Estava na reunião do Fórum dos Governadores com os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e da República. É minha tarefa institucional ter boa convivência com esses representantes. Mas nós não podemos deixar dúvida daquilo que estamos construindo no Espírito Santo”.

Inovação

“Nosso governo tem que ter a marca da inovação, com dois objetivos: a inovação deve ser de fato um caminho para a gente prestar serviço adequado à sociedade, atender a população excluída; e a inovação não só tecnológica, também na postura e na política. Inovação para dentro e para fora do governo”.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507-4071

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard