13/03/2020 12h57

Governador do Amazonas visita a SEP e conhece modelo de gestão do Governo capixaba

Foto: Claudia Feliz /SEP

O governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, visitou, nesta sexta-feira (13), a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), no Centro de Vitória  e conheceu o Programa de Gestão Orientada para Resultados (Realiza +), a metodologia aplicada no Planejamento Estratégico e na Gestão Orçamentária do Governo do Espírito Santo.

A visita à SEP foi feita por solicitação do próprio governo amazonense. Wilson Miranda Lima foi recebido pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc. A reunião técnica contou também com a participação do secretário de Segurança do Amazonas, Luiz Mário Bonates; do presidente da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (AADESAM), Bráulio da Silva Lima; e do diretor do órgão, Carlos Eduardo Araujo de Assis.

Referência nacional

A Agência de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Governo da Amazônia é responsável por elaborar, implementar e administrar projetos em âmbito estadual. Segundo Bráulio Lima, a visita à Secretaria de Economia e Planejamento se deu pelo fato de o Escritório de Projetos do Governo do Espírito Santo, que funciona na SEP, ser uma referência em nível nacional.  “Estamos em busca de referências para a realização do nosso trabalho no Amazonas e temos interesse, principalmente, nos projetos nas áreas social, de segurança e saúde”, disse o presidente da AADESAM.

Durante a reunião, o secretário Álvaro Duboc falou sobre o trabalho realizado pela SEP, que conta com três subsecretarias: de Planejamento e Projetos; de Orçamento; e de Captação de Recursos. Ele ressaltou o fato de o Plano Plurianual (PPA) do Governo ter sido estruturado com base no Planejamento Estratégico, elaborado de acordo com as diretrizes da gestão. Entre essas diretrizes estão a de um Estado inovador e justo, com educação de qualidade e políticas efetivas de segurança e saúde.

Liderança

Duboc ressaltou que um dos fatores de sucesso da gestão é a liderança do governador Renato Casagrande no encaminhamento dos programas e projetos prioritários. Em relação à Segurança Pública, o secretário falou sobre o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, no qual atua como coordenador. As reuniões mensais de avaliação do Estado Presente envolvem a alta liderança do Governo do Estado, com participação direta do governador, além de demais integrantes das áreas de Segurança e Justiça. Nessas reuniões, são avaliados andamentos dos resultados e das estratégias do programa, que é responsável pela queda nos índices de homicídios dolosos no Espírito Santo, desde a sua implantação, em 2011.

A subsecretária de Planejamento e Projetos da SEP, Joseane Zoghbi, explicou a metodologia do Planejamento Estratégico, que envolve uma carteira de projetos com nove áreas estratégicas: Desenvolvimento Econômico; Segurança em Defesa da Vida; Gestão Pública Inovadora; Agricultura e Meio Ambiente; Educação para o Futuro; Infraestrutura para Crescer; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Saúde Integral; e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

A subsecretária apresentou o Realiza+, programa de gestão para resultados do Governo do Estado que visa a ampliar o número de entregas à sociedade capixaba, e que foi implantado em 2011. Segundo Joseane Zoghbi, o Governo faz o gerenciamento intensivo de programas e projetos por meio da gestão por resultados, que envolve pessoas, tecnologia e processos. No que se refere a pessoal, atuam gerentes de projetos ligados ao Escritório de Projetos e também os das secretarias e demais órgãos.

Há ainda a rede de pontos focais, formada por servidores que dão celeridade no andamento dos processos, e que são ligados a vários órgãos do Governo e à própria SEP. Em relação à tecnologia, todos os programas e projetos da administração estadual estão no Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges).

Já a metodologia para elaboração, execução e acompanhamento do Orçamento Anual, do Plano Plurianual (PPA) e das Audiências Públicas do Governo do Espírito Santo também foi apresentada aos gestores da AADESAM pelo subsecretário de Orçamento, Deusvaldo Carvalho, e pelos gerentes de Programação e Gestão, Juliani Nunes Campos Johanson; e Monitoramento e Avaliação, Felipe Cunha Salles.

Informações à imprensa
(27) 3636.4258 / 99507.4071