28/01/2019 18h31

Governo dá início à elaboração do Planejamento Estratégico 2019-2022

Com a participação de 22 gestores de secretarias de Estado e órgãos da administração estadual, foi realizada na tarde desta segunda-feira (28), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, a primeira reunião para a elaboração do Planejamento Estratégico do Governo do Espírito Santo para o período 2019-2022. Sob a coordenação do secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, o encontro busca o alinhamento de ações. A segunda reunião, com outros 30 gestores, está marcada para esta terça-feira (29), no mesmo local.

Cabe à Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) coordenar a elaboração do Planejamento Estratégico, no qual se dá o processo de escolha das ações a serem realizadas por cada secretaria e órgão do governo ao longo dos quatro anos de gestão. 

Nestas primeiras reuniões de alinhamento com os gestores, segundo o secretário Álvaro Duboc, estão sendo fornecidas diretrizes, além de informados indicadores e desafios das diversas áreas do governo. Esses dados servirão como base para a construção do Planejamento Estratégico.  

O secretário explica que dentro do processo de elaboração do Planejamento Estratégico é feito o inventário dos projetos e programas já em curso nas secretarias e órgãos, além da análise do programa de governo, para garantir a implantação das novas propostas de ações e projetos a serem desenvolvidos ao longo da gestão atual.

Para o secretário da Justiça, Luiz Carlos de Carvalho Cruz, que participou da reunião de alinhamento nesta segunda-feira, o Planejamento Estratégico permite saber quais são os objetivos estratégicos, e como perseguir esses objetivos, através de um planejamento tático, até se chegar no operacional, que é a execução.

Foi trabalhando com Planejamento Estratégico que o secretário da Sejus atuou como diretor de Operações da Secretaria Extraordinária criada pelo Governo Federal para garantir a segurança na realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo, a Jornada Mundial da Juventude, a Olimpíada, Jogos Mundiais Militares e a Rio +20. “Minha função era fazer o planejamento estratégico, tático e operacional, e cuidar da execução operacional de todas as ações dessa secretaria, coordenando, inclusive, ações como treinamento, simulações, exercícios, para que nada desse errado durante os eventos”, diz Luiz Carlos Cruz.


Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Economia e Planejamento - SEP
Claudia Feliz
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br
(27) 3636-4258 / 99507-4071

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard