20/05/2022 19h20

Governo do Estado anuncia construção de Centro de Eventos e mais investimentos em Guaçuí

Foto: Helio Filho/Secom-ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na tarde desta sexta-feira (20), em Guaçuí para realizar a entrega de obras e equipamentos, além do anúncio de novas obras, entre elas, a construção do Centro de Eventos do município, localizado na microrregião Caparaó. São quase R$ 17 milhões em investimentos do Governo do Estado nas áreas de infraestrutura, agricultura e educação. A solenidade oficial aconteceu na Praça 25 de Dezembro, no Centro da cidade.

Durante a agenda oficial, Casagrande assinou convênio no valor de R$ 6,3 milhões para a construção do Centro de Eventos. O equipamento terá área total de 2 mil metros quadrados e 100.750 quilos de cobertura de estrutura metálica, além de blocos de banheiros, área de uso de almoxarifado, depósito, cozinha industrial e cantina de atendimento. O espaço contará com mais 2 mil metros quadrados de pavimentação externa, 805 mil metros quadrados de calçada cidadã, postes de iluminação e bancos.

“Guaçuí sempre realizou bons eventos, mas não tinha um local adequado. Agora passará a ter um local estruturado. Além disso, estamos fazendo repasses para a educação, calçamento rural, ciclovia, entre outras obras de infraestrutura. Guaçuí é uma cidade que atrai muitos turistas, mas para receber bem as pessoas, precisamos que a nossa casa esteja em ordem. Estamos realizando um conjunto de obras na cidade para que possamos desenvolver Guaçuí e toda a região do Caparaó”, afirmou Casagrande.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Octavio Guimarães, falou mais sobre a importância da obra. “A realização de eventos tem sido um importante fator de divulgação da nossa cultura, gastronomia, artesanato, comércio e atividades turísticas, além de proporcionar um incremento na economia local por meio da geração de renda e emprego. Esse tipo de empreendimento também vai contribuir para o aumento das receitas do município”, observou.

Foi assinado ainda o contrato para concessão de uso de caminhão compactador de resíduos sólidos com capacidade para 15 metros cúbicos por ciclo de coleta, o que representa uma capacidade de cobertura diária superior a 20 mil habitantes, de acordo com a duração de cada turno do trabalho de coleta adotada pelo município. O valor do investimento é de R$ 553 mil e a concessão tem duração de dez anos.

Na área da educação, o governador assinou o repasse de R$ 1,23 milhão para a reforma da Escola Municipal (EM) Isaura Marques da Silva. A obra deve ter início no próximo mês de setembro, com prazo de conclusão de 24 meses.  A reforma contemplará 18 salas de aula, arquivo, depósito, área de circulação, auditório e sala multimídia. Com as obras, haverá a manutenção de 973 vagas na unidade.

O município de Guaçuí vai receber R$ 8,88 milhões em repasses do Fundo Cidades, mecanismo de apoio financeiro prestado pelo Governo do Estado por meio de repasse de verbas aos municípios, gerenciado pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).

Serão destinados recursos para a aquisição de ônibus para 45 passageiros e de carro com sete lugares; construção da sede própria da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda; recapeamento da pavimentação de diversas ruas; e a construção de contenção de encosta na avenida João Ferraz de Araújo. O município receberá R$ 500 mil para a elaboração da carteira de projetos técnicos estruturantes.

A secretária de Estado de Economia e Planejamento, Maria Emanuela Alves Pedroso, explica que, com a carteira de projetos, as administrações municipais estarão mais aptas a pleitear recursos não apenas do Governo do Estado, mas também da União e de demais fontes. “Em relação aos investimentos, a transferência de recursos fundo a fundo reduz a burocracia e acelera a realização de obras e aquisição de equipamentos, garantindo entregas que fazem o Espírito Santo crescer de forma sistêmica e proporcionando mais qualidade de vida aos capixabas”, comentou.

Ainda durante a agenda, foi anunciada a realização de obras de calçamento rural nas localidades de São Miguel do Caparaó e Morro do Sabará. Serão doados mais de 4.241 metros quadrados de blocos. O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), é de mais de R$ 320 mil.

Visando a melhora e ampliação da estrutura para recebimento e distribuição dos alimentos no Centro de Distribuição de Alimentos (CDA), a Seag fornecerá ao Município, um total de cem caixas plásticas, dois freezers horizontais, seis balanças eletrônicas e uma seladora à vácuo, num investimento de R$ 15,6 mil. Para apoiar a apicultura e a cultura do café no município, foram doados uma centrífuga elétrica e um pilador de café no valor total de R$ 82,4 mil. Foi doado ainda um caminhão pipa no valor de R$ 403,9 mil para o apoio na infraestrutura de trafegabilidade das estradas vicinais.

“Todos esses investimentos reforçam o compromisso do Governo do Estado com a agricultura capixaba. O trabalho de apoio à infraestrutura rural não irá parar. Temos muito ainda o que investir”, disse o secretário de Estado da Agricultura, Mario Louzada.

Também estiveram presentes o prefeito de Guaçuí, Marcos Luiz Jauhar; a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo; a senadora Rose de Freitas; os deputados federais Josias Da Vitória e Paulo Foletto; os deputados estaduais Coronel Alexandre Quintino, Emilio Mameri, Luciano Machado, Janete de Sá, Marcelo Santos e Rafael Favatto; além de moradores e lideranças da região.