30/04/2020 20h06

Governo do Estado autoriza início das obras do Portal do Príncipe

O governador Renato Casagrande autorizou, nesta quinta-feira (30), o início das obras do Portal do Príncipe, em Vitória. As intervenções fazem parte das obras prioritárias do Governo do Estado na área da mobilidade, sob gerenciamento intensivo da Subsecretaria de Planejamento e Projetos da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP). As obras vão beneficiar tanto quem chega à Vitória, por meio da Segunda Ponte, quanto a comunidade que mora ou frequenta a região. O prazo para execução dos trabalhos é de 18 meses, sendo que os três primeiros serão dedicados à realização do projeto.

A licitação foi concluída e a empresa vencedora do certame irá executar as intervenções pelo valor de R$ 42.688.800,00. As obras do Portal do Príncipe foram contratadas via Regime Diferenciado de Contratação Integrada. Assim, o Estado possui o anteprojeto e a empresa vencedora do processo licitatório desenvolve os projetos e executa a obra.

Durante a assinatura da Ordem de Serviço, o governador afirmou que essa é uma importante obra para os municípios de Vitória, Cariacica e Vila Velha, além de melhorar a mobilidade das pessoas que utilizam a Segunda Ponte e a Ponte Florentino Avidos (Cinco Pontes). Casagrande afirmou também que a intervenção tem recursos garantidos para sua execução.  “Temos recurso garantido para a obra e mesmo em época de pandemia é importante preparamos a infraestrutura, que também gera emprego”, pontuou.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, lembrou que o Governo do Estado iniciou as intervenções no ano de 2014, mas o contrato acabou sendo cancelado pela administração seguinte. “Por isso foi necessário fazer uma nova licitação. Então, aproveitamos para revisar e fazer melhorias no projeto para não só entregar uma melhoria viária, mas também um equipamento público para atividade de lazer e esportiva para a população do entorno”, disse.

Além da implantação e alargamento de vias, o anteprojeto também prevê uma reconfiguração urbanística do local, com uma nova iluminação, implantação de praças, quadras poliesportivas, parquinho, academia ao ar livre, entre outras benfeitorias. Também serão realizadas melhorias nos acessos e saídas do porto, permitindo que ele opere 24 horas por dia.

Melhorias previstas:

- Implantação e Alargamento de vias;

- Implantação de rede subterrânea de cabeamento;

- Nova Iluminação Pública;

- Nova sinalização de trânsito com instalação de semáforos inteligentes, para a melhor fluidez do trânsito;

- Melhorias nos acessos e saídas do Porto, permitindo a operação 24 horas;

- Ponte seca passa a ser exclusiva para pedestres;

- Novas calçadas e ciclovias;

- Urbanização de áreas remanescentes, com a implantação de quadras poliesportivas, pista de skate, áreas de lazer, parquinho, academia ao ar livre, bicicletário e nova urbanização.

Veja as imagens do projeto: https://bit.ly/3aMEGGx

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Semobi
Susana Kohler
(27) 3636-9617 / 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard