21/05/2024 13h31 - Atualizado em 21/05/2024 14h43

Governo do Estado autoriza pavimentação de estrada rural na Serra

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou, na manhã desta terça-feira (21), o início das obras de pavimentação da estrada rural para Itaiobaia, no município da Serra. O Estado vai investir R$ 1,2 milhão no calçamento do trecho de 2,15 quilômetros entre o bairro Cascata e a estrada de acesso ao Contorno do Mestre Álvaro. A solenidade de Ordem de Serviço teve a participação do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, dentre outras autoridades.

Para realização da obra, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, vai doar 15 mil metros quadrados de blocos intertravados e 4,3 mil metros quadrados de meio-fio ao Município, que ficará responsável pela instalação do material. A obra vai beneficiar os moradores dos bairros Cascata, Belvedere e Divinópolis e das localidades de Muribeca, Aroaba, Itaiobaia, Queimados e Calogi.

“Essa é mais uma obra importante que estamos dando início aqui no município da Serra. Passo a passo vamos realizando tudo o que podemos para colaborar com o desenvolvimento da cidade, a exemplo do que aconteceu com a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro. Estamos fazendo o Contorno de Jacaraípe que, após a inauguração, vai abrir uma nova frente de desenvolvimento. Essa é uma obra gigante que vai se conectar a outra, que é a do Contorno Metropolitano, que engloba o contorno de Nova Almeida até a Ponte Piraqueaçú”, afirmou o governador Casagrande.

A economia da Serra se destaca nos setores de indústria e serviços, no entanto as principais atividades agropecuárias são a heveicultura (cultivo da seringueira para extração do látex), a pesca artesanal e a pecuária de leite e de corte, com destaque também as rotas de agroturismo e fruticultura. A realização dessa obra vai garantir mais qualidade de vida, desenvolvimento local e segurança para quem trafega pelas vias.

“As estradas rurais pavimentadas ligam as localidades rurais entre si e ao meio urbano, sendo o único acesso aos serviços de educação, de saúde e de lazer disponíveis nas cidades para os habitantes do interior. O Governo do Estado segue trabalhando para melhorar a qualidade de vida no campo, garantindo segurança para o ir e vir de pedestres e veículos, ajudando a otimizar o escoamento da produção agrícola, fomentando a economia local, a agroindústria e o agroturismo da região”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O Programa de Calçamento Rural é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seag, e em parceria com as Prefeituras Municipais. O objetivo é melhorar a infraestrutura para que as comunidades e distritos localizados nas áreas rurais do Espírito Santo tenham mais facilidade de se deslocar e escoar a produção agrícola. Em 2023, 28 trechos de 13 municípios do Estado foram beneficiados pelo Calçamento Rural, com o fornecimento total de 116,4 mil metros quadrados de blocos intertravados (cerca de 19,4 quilômetros) e 34,9 mil metros de meios-fios. O investimento total foi de quase R$ 10 milhões.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto