06/12/2019 18h09

Grupos de Planejamento e Orçamento participam de reunião técnica

Foto: Dilvulgação/SEP

Servidores que atuam nos Grupos de Planejamento e Orçamento (GPO) das Secretarias e órgãos do Governo do Estado participaram, nesta sexta-feira (06), de uma reunião técnica, promovida pela Subsecretaria Estadual de Orçamento da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP). Eles receberam informações sobre procedimentos em relação ao encerramento do exercício financeiro de 2019, monitoramento e avaliação do ciclo do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019.

Na reunião, realizada no auditório do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), em Vitória, o subsecretário de Orçamento da SEP, Deusvaldo Carvalho, ressaltou a importância dos GPOs.

Ele também lembrou dos demais setores de planejamento que têm o desafio de compatibilizar o planejamento do Governo com a execução orçamentária dos órgãos, sem perder o foco no equilíbrio das contas públicas. “Quero agradecer a todos pelo trabalho realizado em cada uma das unidades gestoras da nossa administração. O Espírito Santo tem um orgulho muito grande de ser o único Estado no País com Nota A do Tesouro Nacional. Vamos mantê-la, trabalhando juntos, cumprindo o teto de gastos e mantendo processos bem saneados”, disse o subsecretário.

Coube aos gerentes de Monitoramento e Avaliação e de Programação e Gestão da SEP, Felipe Cunha Salles e Juliani Nunes Campos Johanson, respectivamente, apresentar aos participantes da reunião normas e procedimentos a serem seguidos na realização dos trabalhos.

Felipe Salles falou sobre o monitoramento do PPA, que favorece a avaliação das entregas à população e garante à gestão pública maior transparência. Já Juliane Campos abordou aspectos relacionados aos prazos a serem compridos em relação ao decreto de encerramento do exercício financeiro, já publicado pelo Governo do Estado