Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ tem investimento de 2,5 milhões em melhorias na infraestrutura
Os chillers são equipamentos importantes em qualquer sistema de climatização, especialmente em ambientes hospitalares, onde a temperatura e a qualidade do ar têm um impacto direto na saúde dos pacientes e na eficiência operacional. Com investimento de, aproximadamente, 2,5 milhões, oriundos do projeto de investimento do hospital, custeado pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, localizado em Vitória, realizou a substituição dos equipamentos antigos dos chillers e a instalação do novo maquinário.
A unidade comemora mais essa melhoria de infraestrutura, reforçando a busca incessante por oferecer o melhor para a saúde dos capixabas. A operação contou com o auxílio de guindastes para o içamento e bloqueio da Avenida Beira-Mar, sendo concluída ao longo de dois finais de semana. Os equipamentos selecionados não apenas desempenham um papel vital na climatização, mas também fornecem água quente para as enfermarias, resultando em economia de energia e reforçando o compromisso do hospital “São Lucas” com a sustentabilidade.
A substituição dos chillers traz uma série de benefícios imediatos. Em primeiro lugar, os novos equipamentos são mais eficientes em termos energéticos, resultando em economia de energia e redução dos custos operacionais a longo prazo. Além disso, sua confiabilidade superior reduz o risco de falhas e interrupções no sistema de climatização, garantindo um ambiente seguro para pacientes, acompanhantes e colaboradores.
“É importante enfatizar que a substituição dos chillers vai além da manutenção das instalações operacionais. Visa a garantir o conforto e a segurança dos pacientes, funcionários e visitantes do hospital. Estamos empenhados em oferecer um ambiente de alta qualidade e que promova a cura e o bem-estar. Nesse caso, a substituição dos chillers desempenha um papel fundamental, especialmente em um momento de instabilidade climática, com ondas de calor e temperaturas muito acima do normal”, explicou a engenheira e gestora da manutenção do hospital, Ana Paula Borges Lima.
A diretora-geral da unidade, Cynthia Milanez, comemorou o investimento, fruto de projeto do Governo do Estado. Ela reforçou o compromisso do hospital em manter a segurança, o conforto e a qualidade do atendimento para a população, além de uma preocupação constante com a sustentabilidade.
“Estamos duplamente satisfeitos, pois sabemos que a climatização é um fator de extrema relevância, especialmente com o aumento das temperaturas. Também comemoramos os benefícios desse novo e mais modernos equipamento na redução de custos operacionais, pois o sistema de aquecimento da água gerado pelo chiller proporciona um impacto considerável no uso de energia elétrica, por exemplo”, frisou Cynthia Milanez.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”
Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.com.br