29/11/2019 18h28

Iniciado processo de cessão do Siges para gerenciamento dos projetos internos no Governo

Foto: Divulgação/ Sedes


O primeiro termo de cooperação técnica para cessão, pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges) a outros órgãos da administração estadual foi firmado, nesta sexta-feira (29), com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes).

O Siges é um sistema próprio do governo, desenvolvido numa parceria entre a SEP e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). “A Sedes criou nesta semana, por portaria, seu escritório de projetos. Com a cessão do Siges, o órgão poderá gerenciar seus projetos internos também no sistema. Uma gestão para além dos projetos definidos Planejamento Estratégico do Governo”, explica a subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi.

O objetivo da SEP, na qual está instalado o Escritório de Projetos do Governo, é difundir a cultura do gerenciamento de projetos e profissionalizar ainda mais a gestão pública. Nesse sentido, servidores de Secretarias de Estado e órgãos do Governo do Espírito Santo participaram, nesta semana, de uma reunião técnica com foco no Siges.

A reunião, realizada na Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), foi coordenada pela subsecretária Joseane Zoghbi e envolveu profissionais ligados às Secretarias da Educação, Desenvolvimento e Fazenda, à Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), à Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) e ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

“Buscamos fortalecer a gestão de projetos e profissionalizar cada vez mais o setor público nessa área”, disse a subsecretária. Ela explica que, com o Siges, a equipe do Escritório de Projetos do Governo faz o gerenciamento intensivo de ações, projetos e programas das carteiras estratégicas do Governo do Estado. A mesma metodologia pode vir a ser aplicada nos projetos e programas das Secretarias e órgãos. 

Por meio do Siges, a comunicação da linha decisória do Governo é feita em tempo real com as instâncias de apoio do Modelo de Gestão para o gerenciamento dos programas e projetos estabelecidos no Planejamento Estratégico da Administração Estadual. O sistema é utilizado pela equipe do Escritório de Projetos do Governo, que funciona na SEP, e pelos gerentes dos projetos estratégicos, que atuam nas Secretarias e órgãos.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636.4258 / 99507.4071 
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard