02/04/2022 15h33 - Atualizado em 02/04/2022 18h49

Maria Emanuela Pedroso assume como titular da Secretaria de Economia e Planejamento

Foto: Gabriel Fritz /SEP

A advogada Maria Emanuela Alves Pedroso vai assumir, a partir deste sábado (02), o cargo de secretária de Estado de Economia e Planejamento. Será a primeira vez que uma mulher vai comandar a pasta desde a sua criação, em 2005. Maria Emanuela já atuava como assessora especial da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP). Ao lado dela, outras três mulheres trabalham como subsecretárias da pasta.

Desde o mês de janeiro, Maria Emanuela atuava na coordenação dos trabalhos ligados ao Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal, o Fundo Cidades, criado pelo Governo do Estado em 2013 e retomado este ano.  

“Ao receber o convite do governador para assumir a SEP me senti desafiada a dar sequência ao belo trabalho ali realizado, inicialmente pelo secretário Álvaro Duboc e, posteriormente, pelo secretário Gilson Daniel, depois de ele ter atuado na Secretaria de Governo (SEG), onde coordenou a elaboração do Plano de Investimentos Públicos (PIP) do Espírito Santo, disse.

Segundo Maria Emanuela, a expectativa com os trabalhos na SEP é muito positiva. “Isso se deve ao fato de termos uma equipe muito qualificada, que desde o início da gestão vem trabalhando para que o Espírito Santo mantenha as contas públicas organizadas e realize um enorme volume de entregas à população capixaba”, disse.

Além da nova secretária, a SEP conta com o trabalho realizado pelas subsecretárias de Estado de Orçamento, Juliani Johanson; de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi; e de Captação de Recursos, Regina Curitiba.

“É muito bom saber que o trabalho competente realizado na coordenação do Planejamento Estratégico, com gerenciamento intensivo do portfólio de projetos estruturantes do Governo; no desenvolvimento de mecanismos de monitoramento e avaliação das políticas e dos programas governamentais; na coordenação do modelo de gestão da estratégia; na elaboração do orçamento geral do Estado e no controle de sua execução; e na captação de recursos, é liderado por mulheres”, destacou a nova secretária.

Nesta sexta-feira (1º), Gilson Daniel Batista se despediu da pasta, em que atuou como secretário de Estado, nos últimos três meses. Na ocasião, ele apresentou sua substituta e agradeceu a contribuição de toda a equipe.

“O trabalho que a SEP desenvolve tem uma grande importância, porque é por meio desta Secretaria que o Governo, entre outras ações, coordena todo o seu planejamento estratégico, a elaboração do Orçamento Anual e o controle de sua execução, além da captação de recursos de fontes externas de financiamento, viabilizando as políticas públicas que beneficiam os capixabas”, argumentou Gilson Daniel.

 Currículo

Maria Emanuela Alves Pedroso é formada em Direito pelo Centro Universitário do Espirito Santo (Unesc), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), e pós-graduada em Licitações e Contratos pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (Ipog). Ela é casada, mãe de uma filha. Nasceu em Alto Rio Novo, cidade da qual foi prefeita, entre 2013 e 2016.

Atuou também como secretária de Governo e de Administração e Finanças, na Prefeitura de Viana, de 2017 a 2019. Foi ainda secretária-executiva da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e, posteriormente, subsecretária Administrativa da Secretaria de Governo (SEG), entre março e dezembro de 2021.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard