27/03/2024 18h05 - Atualizado em 28/03/2024 11h57

Microrregião Rio Doce recebe oficina de trabalho do Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos

O objetivo é a definição de uma visão de futuro com horizonte no ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da colonização do solo espírito-santense.

As oficinas para a construção do Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos chegaram nessa quarta-feira (27) à microrregião Rio Doce. O evento, que aconteceu em Aracruz, integra os trabalhos de atualização das potencialidades, desafios e visão de futuro regionais, que estão sendo realizados em todas as dez microrregiões capixabas.

O objetivo do ES 500 é a definição de uma visão de futuro para o Estado do Espírito Santo com horizonte no ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da colonização do solo espírito-santense. O projeto é uma parceria entre o Governo do Estado, o setor produtivo por meio do Espírito Santo em Ação, e a sociedade civil organizada, numa grande construção coletiva de um planejamento de Estado para todos os capixabas.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, destacou a pluralidade do território capixaba. “Nosso Estado, apesar de pequeno territorialmente, é bastante plural. Deste modo, a escuta ativa com pessoas e segmentos é extremamente necessária para que possamos pensar os desafios e construir uma visão de futuro que reflita efetivamente os anseios de todos os capixabas. Não se trata de onde o governo ou o setor produtivo quer estar em 2035, mas sim do que nós, enquanto sociedade, coletivamente falando, almejamos para o futuro do nosso Estado daqui até os 500 anos”, ressaltou Duboc.

A quarta oficina acontece em uma importante região para o Estado, segundo o superintendente do ES em Ação, Luciano Gollner. "É uma região com grandes potencialidades no agronegócio, na indústria, no serviço, na logística, e que também contamos com importantes parcerias empresariais, como a Amear – Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região, e a Adel – Associação para o Desenvolvimento de Linhares e que representa também outros municípios da região. Daqui sairão muitos indicativos, ideias e soluções para os desafios que contribuirão para o desenvolvimento da região, assim como nas próximas semanas, nas demais microrregiões do Espírito Santo", pontuou Gollner.

As oficinas regionais reúnem representantes do Governo do Estado, das prefeituras, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), do Judiciário e demais poderes constituídos, além de sindicatos, federações e outras instituições do setor produtivo, da academia, do terceiro setor, da sociedade civil organizada e demais organizações representativas.

Durantes os encontros, os participantes debatem a realidade local, tendo como base potencialidades e anseios já mapeados, além de novos desafios sugeridos. Entre os desafios levantados para a microrregião Rio Doce estão: formação e retenção da mão de obra, logística, produtividade, competitividade, fortalecimento da rede de atenção primária, segurança, direitos humanos, gestão e conservação dos recursos hídricos, ampliação das áreas naturais protegidas e recuperadas, acesso à terra e à habitação digna.

Participação On-line

A escuta ativa com a sociedade e os segmentos permanece disponível agora em formato on-line. No site www.es500anos.com.br é possível destacar os desafios que cada cidadão capixaba julga relevantes para a sua microrregião. Vale ressaltar que a participação no site está sendo liberada por microrregião, na medida em que os eventos técnicos são realizados presencialmente em cada uma delas. Desta forma, já podem manifestar a sua opinião on-line os residentes das microrregiões: Rio Doce, Nordeste, Central Sul e Caparaó.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE! www.es500anos.com.br

Acompanhe o calendário dos próximos encontros e saiba quando será a oficina da sua microrregião:

Microrregião

Município anfitrião