30/03/2022 10h44

Modelo de Gestão Realiza+ é tema de dissertação de mestrado da procuradora da Fazenda Nacional

Foto: Divulgação/SEP
Procuradora Patricia Mello e subsecretária Joseane Zoghbi: visita técnica na Secretaria de Economia e Planejamento (SEP)

O êxito do Modelo de Gestão para Resultados Realiza+, do Governo do Espírito Santo, despertou o interesse da procuradora da Fazenda Nacional do Rio de Janeiro, Patricia Mello. Ela veio a Vitória para conhecer o trabalho coordenado pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), que é tema da dissertação de mestrado dela. Com o Realiza+, o Governo do Estado acelera as entregas à população capixaba.

Patrícia Melo explicou que o tema da dissertação do mestrado em Administração Pública que ela cursa na Fundação Getúlio Vargas (FGV) envolve Delivery Unit (unidade de entrega) e os modelos de gestão para resultados de entes subnacionais brasileiros, tendo como foco estudos de caso do Realiza+ e de um outro programa de Pernambuco.

Para obter informações mais detalhadas sobre o Realiza+, Patrícia Mello esteve na Secretaria de Economia e Planejamento, nessa segunda (28) e terça-feira (29), e se reuniu com a subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, e a equipe. A pesquisadora também se reuniu com o secretário de Estado do Governo, Álvaro Duboc, e com o procurador-geral do Estado, Jasson Hibner Amaral.

“A partir das informações que obtive sobre o modelo de gestão do Reino Unido, busquei identificar quais Estados brasileiros tinham similaridade, trabalhando com o modelo de gestão orientado para resultados, com liderança da alta gestão. Assim, cheguei ao Espírito Santo”, disse a procuradora Patrícia Mello. Ela destacou ainda que o livro Eficiência na Gestão Pública, de autoria da subsecretária Joseane Zoghbi, também foi fundamental para a escolha do modelo de gestão capixaba como objeto de estudo.

Capacidade

“Com o Realiza+ o, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento, amplia sua capacidade de executar programas e projetos e entregar resultados com grande poder de transformação para a sociedade capixaba”, frisou a subsecretária Joseane Zoghbi. Para atingir esses objetivos, o programa utiliza uma metodologia fundamentada na Gestão Orientada para Resultados (GEOR) e no Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK).

Por meio da Subsecretaria Estadual de Planejamento e Projetos (Subepp), na qual atua a equipe do Escritório de Projetos do Governo, é feita a coordenação do Realiza+. O programa tem 40 desafios, 154 indicadores estratégicos e 313 projetos, com mais de seis mil entregas previstas para todas as nove áreas estratégicas da Administração Estadual: Segurança em Defesa da Vida; Educação para o Futuro; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Saúde Integral; Agricultura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura para Crescer; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; e Gestão Pública Inovadora.

Atuando de forma integrada, o trabalho coordenado pela Subepp envolve desde os gerentes de projetos e equipes, nas secretarias e órgãos, até a alta gestão do Governo, sob a liderança do governador do Estado, Renato Casagrande.

Joseane Zoghbi acrescentou que o monitoramento intensivo realizado pelo Escritório de Projetos busca reduzir riscos e problemas que porventura venham a surgir durante a estruturação e a execução dos projetos, bem como acelerar a entrega de resultados para a sociedade. Esse monitoramento garante a atualização e a integridade das informações, como prazo, custo, escopo e qualidade dos programas e projetos.

SigES

O Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (SigES) é a principal ferramenta de comunicação entre a linha decisória e as instâncias de apoio do Modelo de Gestão Realiza+. O SigES é um sistema próprio do Governo do Estado e foi desenvolvido numa parceria entre a SEP e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).