Novos consultores do Tesouro Estadual tomam posse na Sefaz
Os novos consultores do Tesouro Estadual, aprovados no último concurso público, tomaram posse nesta segunda-feira (13). A cerimônia contou com a presença dos 14 nomeados e foi realizada no auditório do Edifício Aureliano Hoffman, na sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em Vitória.
O evento contou com a presença dos secretários de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé; do Governo, Álvaro Duboc; e de Economia e Planejamento, Maria Emanuela Pedroso. Também participaram a subsecretária de Estado de Orçamento, Juliani Johanson; o consultor do Tesouro Estadual Luiz Antonio Rangel, que representou o subsecretário do Tesouro Estadual, Bruno Pires, e o presidente da Associação dos Consultores do Tesouro Estadual, Paulo Paiva.
Durante a solenidade, o secretário Marcelo Altoé parabenizou os novos consultores do Tesouro Estadual, ressaltando a complexidade dos temas que serão tratados pelos novos servidores.
"Vocês trabalharão com profissionais altamente qualificados e que tratam com muita seriedade de temas importantes para o desenvolvimento do nosso Estado. São temas difíceis, mas é lidando com eles que vocês conseguirão trazer resultados para a saúde financeira do Espírito Santo. São vocês, consultores e auditores, que contribuem para mantermos o nível negativo de endividamento e nos permite manter um superávit primário com crescimento de arrecadação", frisou Altoé.
Já Álvaro Duboc destacou as responsabilidades fiscais que terão os novos empossados. “Tenham em mente que ter responsabilidade fiscal não pode ter seu fim em si mesmo e sim refletir em entregas para a sociedade. Quando saírem de casa e forem para o trabalho de vocês, tenham em mente que têm famílias que dependem do seu trabalho para que tenham acesso à saúde pública, educação, infraestrutura", disse.
"É gerindo e avaliando a situação financeira do Governo, emitindo relatórios, fazendo previsões e estimativas que têm como objetivo o equilíbrio das contas públicas que os consultores do Tesouro dão sua grande contribuição para a realização de políticas públicas em benefício de todos os capixabas", pontuou a secretária Maria Emanuela Pedroso.
Ela ressaltou ainda a importância de parte dos novos consultores, absorvidos no concurso realizado pela Sefaz, serem designados para reforçar o quadro de pessoal da Secretaria de Economia e Planejamento, sendo lotados na Subsecretaria de Orçamento (Subeo) do órgão. "Isso fará com que possamos ampliar ainda mais o trabalho de organização fiscal e financeira do Governo do Espírito Santo, que já realizamos com a nossa equipe", acrescentou a secretária.
Já a subsecretária estadual de Orçamento, Juliani Johanson, ressaltou que o trabalho dos consultores do Tesouro “é fundamental para garantir o equilíbrio fiscal, deixando gestores das secretarias e órgãos do Governo seguros para a tomada de decisão no exercício da gestão fiscal responsável”.
Treinamento
A partir de agora, os novos consultores do Tesouro Estadual vão passar por treinamento e qualificação. O objetivo é desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais dos novos servidores, incluindo capacitação nas áreas de Planejamento, Finanças e Contabilidade Pública. A expectativa é de que o curso tenha duração de dois meses.
Concurso
Ao todo, mais de dois mil candidatos participaram do concurso para consultor do Tesouro Estadual. As provas atraíram candidatos de todo o País e resultaram numa seleção de notáveis economistas e contadores.
As avaliações foram realizadas em fevereiro e, antes da nomeação, os candidatos participaram da avaliação de títulos e avaliação étnico-racial. O concurso também contou com a criação de um cadastro reserva contendo 100 candidatos (50 de cada área), que poderão ser convocados em caso de criação de novas vagas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos / Giordany Bozzato
(27) 3347-5511 / (27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br / giordany.bozzato@sefaz.es.gov.br