05/02/2019 18h55 - Atualizado em 05/02/2019 18h57

Planejamento Estratégico 2019-2022: Indicadores serão definidos para garantir resultados nas entregas do Governo

Eduarda La Rocque, do IJSN, Joseane Zoghbi e Kettini Calvi, da SEP: Reunião com "pontos focais".

Para que os resultados das ações e projetos realizados pelo Governo do Espírito Santo, em favor de todos os capixabas, sejam alcançados, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) está dando apoio técnico à elaboração do Planejamento Estratégico do Estado no período 2019-2022, com foco em indicadores de resultados. A coordenação do processo é da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), que realizou nesta terça-feira (05) o segundo encontro de alinhamento com os “pontos focais” de secretarias e órgãos da administração estadual.


O IJSN atua, em conjunto com as secretarias e órgãos da administração estadual, na definição dos indicadores estratégicos do governo. Um novo indicador sintético está sendo formatado para medir o progresso social capixaba. 


“Estamos trabalhando para não nos bastarmos às métricas dos indicadores de cobertura ou de mobilização – que são aqueles que mostram o esforço realizado durante o processo –, como, por exemplo, o quanto foi gasto em Educação. Queremos ir além, tendo como foco os indicadores de resultados. Ou seja, indicadores que mostrem o quanto as ações do governo representam em entregas efetivas para a população capixaba e no que esses esforços resultam em termos de melhorias no dia a dia e na qualidade de vida das pessoas”, explicou a diretora de Estudos e Pesquisas do IJSN, Eduarda La Rocque.


“Os indicadores auxiliam na tomada de decisão e na criação de novas estratégias. Eles também favorecem a certificação do desempenho dos projetos, apontando se estão de acordo com os objetivos previamente definidos”, completou Joseane Zoghbi, que está na coordenação do Planejamento Estratégico na SEP.


Nas reuniões com “pontos focais” - servidores de referência do Planejamento Estratégico nas secretarias e órgãos - a equipe da SEP fornece diretrizes, além de informar indicadores e desafios das diversas áreas da administração estadual.

Políticas públicas


O Planejamento Estratégico Governamental corresponde ao processo de definição do conjunto das políticas públicas do governo, e os processos a serem desenvolvidos para viabilizar as metas previstas no Plano Plurianual (PPA). Antes dos “pontos focais”, secretários e dirigentes de órgãos participaram das primeiras reuniões preparatórias.

Cabe à Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) coordenar a elaboração do Planejamento Estratégico, no qual se dá o processo de escolha dos projetos estratégicos a serem realizados por cada secretaria e órgão do governo ao longo dos quatro anos de gestão.

Na atual gestão, projetos estruturantes do Governo ligados às áreas de Segurança, Saúde, Educação, Infraestrutura e Gestão Fiscal terão gerenciamento intensivo coordenado diretamente pelo governador Renato Casagrande.

Informações à imprensa

Claudia Feliz

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Economia e Planejamento 

claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

(27) 3636-4258 / 99507-4071

Larissa Linhalis 

Assessoria de Comunicação do Instituto Jones dos Santos Neves

 comunicacao@ijsn.es.gov.br

(27) 3636-8066 /  99892-5291

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard