População vai dialogar com equipe de Governo em encontros virtuais
A população capixaba vai dialogar com secretários e dirigentes de órgãos do Governo do Estado, nesta quarta-feira (22) e na quinta-feira (23), em encontros virtuais das Audiências Públicas para a elaboração do Projeto de Lei do Orçamento 2021. Esses encontros serão transmitidos, ao vivo, pelo canal do Governo no YouTube, pela TVE e pela Rádio Espírito Santo.
Realizadas pela Secretaria de Economia e Planejamento, as audiências públicas tiveram início no dia 06 deste mês, por meio do site www.orcamento.es.gov.br, que permanecerá no ar até o dia 31 de julho. Ao acessar o site, após escolher a microrregião, basta clicar na área estratégica para a qual deseja contribuir, destacar o desafio que considera de maior relevância e registrar a proposta. Dessa forma, a população de todas as dez microrregiões capixabas auxilia a administração estadual na elaboração da peça orçamentária para o próximo ano.
Online
Por causa da pandemia do novo coronavírus da Covid-19, que impõe a obrigatoriedade de distanciamento social, neste ano os encontros com a população serão virtuais, contando com participações do governador Renato Casagrande, da vice-governadora Jaqueline Moraes, de secretários de Estado e dirigentes de órgãos.
Os gestores públicos das nove áreas estratégicas do Governo vão interagir diretamente com a população dando informações, recebendo sugestões e respondendo a perguntas que serão registradas por meio do chat do canal do Governo do Espírito Santo no YouTube.
Na quarta-feira (22), entre 14h e 17h, o encontro virtual será com gestores das áreas estratégicas de Educação para o Futuro, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Segurança em Defesa da Vida, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Já na quinta-feira (23), no mesmo horário, será a vez de a população dialogar com gestores das áreas de Saúde Integral, Infraestrutura para Crescer, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Gestão Pública Inovadora.
O secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, ressalta a importância das audiências online, que além de respeitarem regras de distanciamento social como medida preventiva à pandemia do novo coronavírus, segundo ele, “cumprem o importante papel de dialogar com a sociedade como instrumento democrático de participação social na elaboração da proposta orçamentária e definição de políticas públicas que beneficiam toda a população”.
Caberá à Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), órgão responsável por coordenar e integrar o planejamento governamental, depois de analisar as propostas apresentadas pela população, ao longo das audiências públicas, elaborar o Projeto de Lei do Orçamento Anual (PLOA) a ser enviado à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), para ser submetido à análise e votação dos deputados estaduais.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br
(27) 99507.4258