21/07/2021 17h26 - Atualizado em 21/07/2021 17h31

Projetos do Governo são validados para o período 2021-2022

Foto: Claudia Feliz - SEP

Sob coordenação da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), como parte do Seminário de Planejamento Estratégico do Governo do Espírito Santo secretários, subsecretários e dirigentes de órgãos deram início, nesta quarta-feira (21), às reuniões de validação da seleção dos projetos estratégicos para o período 2021-2022. Com foco no desenvolvimento socioeconômico e regional equilibrado do Estado, o objetivo é ampliar as entregas da Administração Pública Estadual à sociedade capixaba.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, na abertura dos trabalhos ressaltou a importância do ajuste dos projetos estratégicos para que, “faltando menos de dois anos para a conclusão da gestão, o Governo possa pisar no acelerador, assegurando maior velocidade à realização dos projetos e obras planejados”.

A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, também destacou o fato de o trabalho de validação dos projetos resultar na definição “do que o Governo efetivamente consiga entregar e que seja relevante para a população”.

Nas reuniões, que serão realizadas até esta quinta-feira (22), e que devido à pandemia da Covid-19 estão acontecendo de forma virtual, a alta gestão, com base em critérios técnicos, promove análise e define o que deve compor a Carteira de Projetos Estratégicos do Governo.

Esse trabalho sucede a um outro, previamente realizado pela equipe da Subsecretaria de Planejamento e Projetos, que analisou possíveis gargalos, metas físicas e a previsão de execução financeira dos projetos da Administração Estadual, em um amplo inventário elaborado em parceria com Secretarias e Órgãos.

O ajuste do Planejamento Estratégico é alinhado com o Orçamento do Estado, o Plano de Investimentos Públicos (PIP), o Plano de Convivência Consciente e o Programa Realiza+. Esse programa gerencia e monitora as ações estratégicas de Governo, por meio de programas e projetos oriundos do Planejamento Estratégico.

A validação de projetos, nesta quarta-feira, envolveu, pela manhã, a participação de gestores ligados às áreas estratégicas de Segurança em Defesa da Vida, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e Agricultura e Meio Ambiente. À tarde foi a vez de Educação para o Futuro, Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Nesta quinta-feira (22), pela manhã, será a vez das equipes das áreas de Saúde Integral, Gestão Pública Inovadora e Infraestrutura para Crescer.

Como parte do trabalho de revisão do Planejamento Estratégico, a alta gestão realizou também, nessa terça-feira (20), a validação dos indicadores e metas dos desafios da gestão. O Seminário vem sendo realizado desde a segunda-feira (19), e a apresentação dos resultados está prevista para a próxima terça-feira (27).