04/07/2024 16h11 - Atualizado em 04/07/2024 16h12

Regiões Central Serrana e Sudoeste Serrana recebem Audiência Pública para elaboração do Orçamento 2025 do Governo do Estado

O objetivo do evento é estabelecer um diálogo entre a gestão estadual e a população local sobre as demandas e prioridades das regiões.

Moradores das microrregiões Central Serrana e Sudoeste Serrana participaram, nesta quinta-feira (04), da Audiência Pública para a elaboração do Orçamento 2025 do Governo do Estado. O objetivo do evento é estabelecer um diálogo entre a gestão estadual e a população local sobre as demandas e prioridades das regiões a serem consideradas na alocação dos recursos públicos no próximo ano.

Este é o segundo encontro de um total de cinco eventos, que estão acontecendo de norte a sul do Estado durante todo o mês de julho. O município anfitrião na ocasião foi Santa Teresa. O prefeito do município, Kleber Medici, e o prefeito de Santa Leopoldina, Romero Endringer, prestigiaram o evento.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, conduziu a dinâmica da plenária. "Esses encontros presenciais têm um papel extremamente relevante, do nosso ponto de vista, porque aproximam o governo da sociedade. É fundamental captarmos a opinião das pessoas, garantindo não só a colaboração popular, mas também a devida transparência na aplicação dos recursos estaduais. Então ficamos muito felizes com a presença e participação de importantes representações da região Serrana, afinal, são as pessoas que moram aqui que têm propriedade para analisar, de fato, a realidade e nos auxiliarem a definir as prioridades para a região", ressaltou Duboc.

A participação nos eventos é livre e gratuita. Durante a plenária popular, os participantes têm acesso direto ao microfone e um tempo de dois minutos para fazerem os seus questionamentos ou apresentarem propostas de demandas a serem consideradas para as regiões. Em seguida, a equipe de governo tem três minutos para responder à demanda apresentada.

Os capixabas de todas as microrregiões também podem contribuir pelo site www.orcamento.es.gov.br. Ao acessar, é necessário selecionar a microrregião e a área estratégica com a qual pretende contribuir. A participação do cidadão pode ser feita tanto destacando as subáreas que julgar mais relevantes quanto inserindo propostas avulsas a serem consideradas pelo Governo. O prazo para o envio de contribuições on-line vai até o dia 31 de julho.

As propostas colhidas passam a integrar o processo de elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025, documento que determina a alocação do orçamento do Governo do Estado para o ano de 2025. A peça orçamentária é de responsabilidade da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e passa por análise e votação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

A próxima Audiência Pública para a elaboração do Orçamento 2025 do Governo do Estado acontece no dia 10 de julho, a partir das 13 horas, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) de Piúma. Na ocasião, serão debatidas propostas de projetos e ações para as microrregiões Litoral Sul, Central Sul e Caparaó. Para evitar filas, é possível realizar um pré-cadastro on-line, facilitando assim o acesso ao evento por meio do link  https://orcamento.es.gov.br/#/registration/47114/meeting/47126.

Participe! Transforme sua fala em ação!

Larissa Linhalis
comunicacao@sep.es.gov.br