17/09/2020 17h26

Revisão do Planejamento Estratégico do Governo é concluída

O Governo do Espírito Santo concluiu, nesta quinta-feira (17), o processo de revisão do Planejamento Estratégico para o período 2020-2022. A última atividade envolveu o trabalho de seleção e validação dos projetos estratégicos por secretários, subsecretários e dirigentes de órgãos da Gestão Pública Inovadora, Infraestrutura para Crescer e Saúde Integral.

Durante sete reuniões técnicas coordenadas pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, juntamente com a equipe da Subsecretaria de Planejamento e Projetos, liderada pela subsecretária Joseane Zoghbi, a alta gestão do Governo do Estado realizou atividades visando a promover ajustes da estratégia e da carteira de projetos prioritários, com a devida adequação ao cenário econômico, em âmbitos estadual e nacional.

A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, explica que foram aplicados critérios objetivos, avaliando o impacto causado pela pandemia da Covid-19 no custo, no prazo e escopo dos projetos, além da capacidade de execução e a disponibilidade de recursos. Dessa forma, o Governo do Estado buscou definir quais projetos devem ser mantidos no portifólio do Programa Realiza +, que gerencia e monitora as ações estratégicas de Governo, por meio de programas e projetos oriundos do Planejamento Estratégico.

Desde o dia 31 de agosto, quando foi dado início ao trabalho de revisão do Planejamento Estratégico, gestores realizaram um balanço dos resultados obtidos desde o primeiro ano de Governo, revisando e validando as entregas prioritárias com o alinhamento das áreas estratégicas. A alta gestão reviu a visão, a missão e os valores do Governo, analisou os pontos fortes e fracos e os desafios estratégicos. Também validou indicadores estratégicos e metas e, desde a última quarta-feira (16), fez a validação da seleção dos projetos estratégicos. Esses projetos serão agora inseridos pela equipe da Subsecretaria de Planejamento e Projetos da SEP no Sistema de Administração Financeira do Estado do Espírito Santo (Sigefes).

Na próxima quinta-feira (24), serão apresentados os resultados da revisão do Planejamento Estratégico do Governo, que possui um modelo de gestão que busca gerar entregas relevantes para os capixabas, trabalhando com eficiência. Esse modelo apresenta três carteiras, com coordenação direta do governador do Estado, Renato Casagrande. 

Ao todo, são nove as áreas estratégicas da gestão: Agricultura e Meio Ambiente, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Educação para o Futuro, Infraestrutura para Crescer, Saúde Integral, Segurança em Defesa da Vida e Gestão Pública Inovadora.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507- 4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard