06/10/2021 15h00

Saúde Integral é a segunda área estratégica a avaliar resultados em reunião coordenada pela SEP

Para potencializar as entregas do Governo do Estado à sociedade capixaba, a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) realizou, nesta quarta-feira (06), a segunda reunião de alinhamento para gerenciamento intensivo de programas e projetos previstos no Planejamento Estratégico. Participaram secretários, subsecretários, gerentes, pontos focais e dirigentes de Secretarias e Órgãos ligados à área estratégica de Saúde Integral.

Na reunião virtual, coordenada pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, e pela subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos da SEP, Joseane Zoghbi, foram observados os dados detalhadamente registrados em um BI elaborado pela equipe da Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp), em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

O BI é uma ferramenta analítica que favorece o Planejamento Estratégico e, por meio dele, foi possível avaliar o status das entregas da área da Saúde, com a participação do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e demais integrantes da Pasta, entre subsecretários, gerentes e pontos focais, além de gestores e equipes da Vice-Governadoria, Secretaria de Governo (SEG),  Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), de Inovação e  Desenvolvimento (Sectides), de Controle e Transparência (Secont), de Direitos Humanos, e de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Também participaram equipes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Ao abrir a reunião, o secretário Álvaro Duboc destacou o enorme desafio enfrentado pelo Governo na área da Saúde, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e pelo fato de o Governo estar realizando o maior volume de investimentos dos últimos anos, com muito projetos já executados e em execução.

“Reforço a importância de as equipes da administração estadual despenderem ainda mais energia nas entregas, até 2022, especialmente naquelas que foram pactuadas pelo governador do Estado, Renato Casagrande, com a população e que fazem parte do programa de Governo”, pontuou Duboc.  

As reuniões ampliadas e presenciais das nove áreas estratégicas do Governo do Estado, que haviam sido suspensas devido à pandemia da Covid-19, foram retomadas, de forma on-line, no último dia 17 de setembro, com a área da Educação para o Futuro. Mas o gerenciamento intensivo, realizado pela SEP, em parceria com Secretarias e Órgãos, não sofreu descontinuidade.  

Posteriormente a essas reuniões preparatórias, serão apresentados os dados de cada uma das nove áreas estratégicas, em relação ao que está em execução, pontos críticos e gargalos dos projetos a serem realizados, em encontros com o governador Casagrande. Esses encontros terão formato híbrido, em respeito às normas sanitárias de combate à Covid-19. De forma presencial, com a participação de secretários das áreas, e virtual, com o restante das equipes.

O Governo do Estado trabalha com três carteiras de programas e projetos nas áreas estratégicas, dentro do Modelo de Gestão para Resultados Realiza+. Esse modelo tem a coordenação direta do governador, favorecendo a ampliação de entregas à população.

A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, destacou a importância das reuniões de gerenciamento intensivo de programas e projetos. “Com as equipes das áreas estratégicas, analisamos o status de cada projeto e programa, buscando eliminar gargalos e viabilizar entregas à sociedade capixaba, em todo o Estado, seguindo a diretriz estabelecida pelo Governo Renato Casagrande, que visa à descentralização do desenvolvimento do Espírito Santo”, explicou.

Compete à equipe do Escritório de Projetos do Governo, que funciona na Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), e à Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp) do mesmo órgão, realizar as reuniões de gerenciamento intensivo de programas e projetos.

Gerenciamento intensivo

Com o Programa Realiza+, o Governo do Estado amplia o número de entregas à sociedade capixaba, fazendo o gerenciamento intensivo dos programas e projetos, por meio de pessoas, tecnologia e processos. No que se refere a pessoal, atuam gerentes de projetos ligados ao Escritório de Projetos do Governo, que funciona na SEP, e ainda os das secretarias e demais órgãos.

Há também uma rede de pontos focais, formada por servidores que dão celeridade no andamento dos processos, e que são ligados a vários órgãos da administração estadual.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard