10/05/2022 18h25

Secretária de Estado de Economia e Planejamento é a nova presidente do Conseplan

A secretária de Estado de Economia e Planejamento do Governo do Espírito Santo, Maria Emanuela Alves Pedroso, foi eleita, nesta terça-feira (10), para o cargo de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan). Entre os objetivos do colegiado está a valorização do planejamento como instrumento de melhoria da gestão e do gasto público, com foco no desenvolvimento dos Estados.

O fato de o Espírito Santo ocupar a presidência do conselho, na visão de Maria Emanuela Pedroso, reflete a posição de destaque do Estado no cenário nacional. “Há dez anos somos Nota A em avaliação de capacidade de pagamento (Capag) feita pela Secretaria do Tesouro Nacional, no que diz respeito ao endividamento, à poupança corrente e à Liquidez. Com as contas organizadas, desde o início da gestão, o Governo do Estado está realizando um grande volume de investimentos que tem feito nosso Estado crescer cada vez mais e melhorar a qualidade de vida dos capixabas”, afirmou.     

Para secretária, é importante também é destacar a troca de experiências que o Conseplan proporciona aos secretários de Estado do Planejamento, no que se refere aos desafios da gestão pública. “Os Estados vivem o último ano de gestão, se organizando após o período mais acentuado da pandemia da Covid-19, quando foi preciso realizar grandes investimentos na área da saúde pública, com o desafio de manter o equilíbrio fiscal”, argumentou. 

Na diretoria do Conseplan, eleita em reunião extraordinária desta terça-feira, estão, além de Maria Emanuela Pedroso, o primeiro vice-presidente, Gilmar Martins (PB); o segundo vice-presidente, Diego Prandino (RR); e a terceira vice-presidente, Luiza Barreto (MG). Martins estava respondendo pelo colegiado há um mês, após Valdemar Bernardo Jorge ter deixado de atuar como presidente por não mais ocupar o cargo de secretário de Planejamento do Paraná.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da SEP

Claudia Feliz

(27) 3636-4258 / 99507-4071

claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard