09/08/2019 17h45

Secretário de Planejamento faz palestra para residentes jurídicos

Transversalidade, governança e inovação na gestão pública. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, dentro do projeto Perspectivas Estratégicas do Programa de Residência Jurídica da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O evento, realizado na manhã desta sexta-feira (09), no auditório da PGE, teve a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre residentes jurídicos e procuradores do Estado.

A abertura da palestra foi feita pelo procurador-geral do Estado, Rodrigo Francisco de Paula, que apresentou o secretário à plateia. “Para nós, da PGE, é uma satisfação muito grande receber o secretário Álvaro aqui para fazer esse bate-papo conosco e mostrar como está desenvolvendo suas atividades na SEP, tendo em vista o papel primordial de planejar todas as ações de Governo que tem essa secretaria”, explicou.

Iniciando sua fala, Duboc – que é aposentado da Polícia Federal – contou um pouco de sua experiência profissional antes de chegar ao cargo de secretário. Em seguida, passou a expor a forma de atuação da SEP, apresentando detalhes do modelo de planejamento estratégico adotado para o Estado, bem como os critérios de acompanhamento e avaliação.

“O modelo de gestão do Governo do Espírito Santo destaca-se pelo comprometimento da alta liderança na busca pela eficiência nas entregas à população capixaba. O próprio governador, Renato Casagrande, participa pessoalmente do monitoramento e da avaliação de projetos e programas estratégicos, nas áreas de Segurança em Defesa da Vida, Educação para o Futuro, Saúde Integral, Infraestrutura para Crescer e Gestão Pública Inovadora”, afirmou o secretário.

Ainda segundo Duboc, um dos programas acompanhados de perto pelo governador é o Estado Presente em Defesa da Vida, que promove a articulação entre secretarias e órgãos do Estado, priorizando ações e projetos voltados para o enfrentamento e prevenção da violência, com foco nos crimes letais, a partir da ampliação do acesso aos serviços básicos e promoção da cidadania em regiões caracterizadas por altos índices de vulnerabilidade social.

Sobre a inovação na gestão pública, o secretário citou o Programa de Residência Jurídica da PGE. “A inovação é outra marca da atual gestão. E um dos 223 projetos e programas inovadores da carteira monitorada sistematicamente pelo Escritório de Projetos do Governo, que funciona na Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, é o da Residência Jurídica da Procuradoria-Geral do Estado do Espírito Santo”, revelou.

Duboc elogiou a iniciativa da PGE. “Foi, para mim, um grande prazer poder conversar sobre o modelo de gestão do nosso governo com os residentes jurídicos da PGE. Este é um Governo cujas diretrizes estão focadas na democracia de alta Intensidade, na sustentabilidade, na ética e na transparência, na responsabilidade fiscal e social, no desenvolvimento regional equilibrado, na gestão moderna e inovadora, com foco em resultados”, concluiu.

Essa foi a terceira edição do projeto Perspectivas Estratégicas, que, em suas duas primeiras edições, trouxe à PGE o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, respectivamente.


Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da PGE
Renato Heitor Santoro Moreira
Tel: 3636-5059 / 98849-4899

comunicacao@pge.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636.4258 / 99507.4071  

claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard