08/05/2019 19h23 - Atualizado em 08/05/2019 19h24

Seminário define prioridades do Governo do Espírito Santo no período 2019-2022

Mais de 200 gestores participam nesta quinta (09) e sexta-feira (10) do Seminário de Planejamento Estratégico do Governo do Espírito. O evento reunirá o governador Renato Casagrande, a vice-governadora, Jacqueline Moraes, secretários e subsecretários de Estado e dirigentes de órgãos da administração estadual. A equipe vai debater e definir prioridades estratégicas, programas e projetos estruturantes, e as principais entregas que serão realizadas pelo governo capixaba na gestão 2019-2022.

Nesta quarta-feira (08), secretários de Estado que atuarão como coordenadores dos grupos de trabalho no Seminário de Planejamento Estratégico participaram, na SEP, de reunião de alinhamento coordenada pelo secretário da pasta, Álvaro Duboc, e pela subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi. 

Coordenado pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), a elaboração do Planejamento Estratégico teve início no primeiro dia de governo. Inicialmente, foi realizado um inventário dos projetos e programas já em curso nas secretarias e órgãos, além da análise do programa do governo atual, para garantir a implantação das novas propostas de ações, projetos e programas a serem desenvolvidos ao longo dos quatro anos de gestão.

Reuniões de alinhamento com os gestores, envolvendo informações sobre diretrizes, além de levantamento e análises de indicadores e desafios das diversas áreas da administração foram realizados, sob a coordenação do secretário da SEP, Álvaro Duboc, e da subsecretária Joseane Zoghbi. Todos os dados levantados serviram de base para a construção do Planejamento Estratégico.  

No seminário, a equipe de gestores vai refletir sobre os desafios, diretrizes e prioridades do Governo do Estado. Fará também uma análise para obter melhor compreensão dos cenários político e econômico, em âmbitos local e nacional. Para subsidiá-los nessa análise, serão realizadas palestras por especialistas convidados.

Palestrantes

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o economista José Luis Oreiro, que é também professor da Universidade de Brasília e pesquisador do CNPq e do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, falará, na quinta-feira (09), sobre “Cenário econômico”.

Nesse mesmo dia, “Cenário político e seus desafios” será tema da palestra do também economista pela UFRJ Cesar Benjamin. Graduado em Língua e Literatura pela Universidade de Estocolmo, ele é autor de vários livros, entre os quais os intitulados “Diálogo sobre Ecologia, Ciência e Política” e “1994, uma Alternativa para a Crise Brasileira”.

Durante o seminário, a artista plástica e facilitadora gráfica, Ana Palu, vai elaborar um mapa mental do Planejamento Estratégico 2019-2022. Atividades dinâmicas relacionadas à inovação e à gestão de projetos, pessoas e conflitos, além de custos e riscos, também serão realizadas.

O professor de cursos de pós-graduação da PUC de Minas Gerais e autor do livro “Gestão de Projetos Brasil”, Carlos Silva Junior coordenará a “Lego Scrum Game”, aplicando Gestão de Projetos Ágil.

Outra dinâmica será realizada com Cristiano Muller. Administrador de empresas por formação acadêmica, Muller é especialista em gestão de projetos pela Universidade de São Paulo (USP) e foi o 16º brasileiro a chegar ao topo do Monte Everest, a montanha mais alta do planeta.

Além de palestras e dinâmicas, a equipe participará também de trabalhos nos nove grupos ligados às áreas estratégicas de governo. São eles: Segurança em Defesa da Vida; Educação para o Futuro; Saúde Integral; Infraestrutura para Crescer; Gestão Pública Inovadora; Desenvolvimento Econômico; Agricultura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; e Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP)

Claudia Feliz

claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

(27) 3636.4258 / 99507.4071

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard