26/01/2022 17h14 - Atualizado em 26/01/2022 17h27

SEP abre processo seletivo simplificado para 10 técnicos de nível superior

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento publicou, nesta quarta-feira (26), no Diário Oficial do Espírito Santo, edital de processo seletivo simplificado para contratação e formação de cadastro de reserva para dez técnicos de nível superior em regime de designação temporária (DT). As inscrições, feitas exclusivamente por meio do endereço eletrônico www.selecao.es.gov.br, permanecerão abertas até as 17 horas do próximo dia 31 de janeiro.

Podem participar do processo seletivo pessoas com diploma devidamente registrado de conclusão de curso superior nas áreas de Administração, Administração Pública, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção, Engenharia Civil ou ainda com graduação em área diversa com especialização ou pós-graduação em Gestão e/ou Gerenciamento de Projetos, fornecido por instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

A jornada de trabalho semanal estabelecida para o cargo de gestor é de 40 horas, com remuneração prevista de RS 4.599,13 e auxílio-alimentação no valor de R$ 300,00 mensais. O processo seletivo simplificado é composto das seguintes etapas: inscrição, comprovação das informações declaradas e formalização de contrato.

Entre as atribuições previstas, o gestor de projetos deve participar, acompanhar e fiscalizar as ações de execução, monitoramento e avaliação dos projetos; organizar, atualizar e sistematizar dados e informações relacionadas ao acompanhamento da implementação das ações dos projetos por meio de indicadores e metas; realizar a padronização dos processos de governança e gestão de projetos por meio de orientações, métodos e ferramentas; prestar apoio ou organizar reuniões gerenciais com os atores envolvidos nos componentes dos projetos, com o objetivo de solucionar possíveis desafios relacionados à execução dos projetos; elaborar relatórios, compilar informações e elaborar pareceres sobre os assuntos relacionados ao acompanhamento dos projetos; analisar, diagnosticar e avaliar programas, projetos e ações.

E ainda: planejar, coordenar e supervisionar as atividades de sua competência; realizar o monitoramento da execução das atividades conforme cronograma de trabalho e, quando necessário, propor soluções e ajustes para garantir sua eficácia e eficiência; manter atualizado material informativo de natureza técnica e administrativa, diretamente relacionado com as atividades desenvolvidas pelo setor onde desempenha suas atribuições; executar trabalho de natureza técnica e administrativa pertinente a sua formação, compatíveis com sua área de atuação; estudar e acompanhar o orçamento e a execução físico-financeira de ações, projetos e programas sob sua responsabilidade; participar da elaboração e execução de contratos e convênios; elaborar estudos e pareceres técnicos para orientar a tomada de decisão em processos de planejamento ou organização nos assuntos de sua área de atuação; executar serviços de disseminação de informações, conforme o perfil de interesse público; elaborar fluxogramas, organogramas e gráficos das informações relacionadas aos projetos; fazer registros sistemáticos da legislação pertinente às atividades da área/setor de atuação; atuar de forma integrada com órgãos e entidades do Poder Executivo, em assuntos relacionados ao acompanhamento dos projetos e executar outras atribuições direcionadas pela SEP relacionadas ao acompanhamento e monitoramento de projetos.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Gilson Daniel, destacou a importância da qualificação dos profissionais que atuam no serviço público e ressalta o fato de, pela primeira vez, a Secretaria de Economia e Planejamento realizar um processo seletivo dessa natureza.

“Nosso Governo valoriza a importância de se investir em recursos humanos. Estamos promovendo a recomposição de quadros desde o início da gestão, em vários órgãos, para que as entregas à população possam ser ampliadas”, argumentou.

A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos da SEP, Joseane Zoghbi, também ressalta a importância da profissionalização do setor público. “Com a ampliação da equipe técnica vamos qualificar ainda mais o trabalho realizado pela SEP, favorecendo as entregas do Governo aos capixabas”, argumenta.