30/03/2022 14h55 - Atualizado em 31/03/2022 18h07

SEP conclui Transferência de Metodologia em Gestão Estratégica para a Polícia Civil

Foto: Sicoi/PCES

Depois de dez encontros técnicos coordenados pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), para Transferência de Metodologia em Gestão Estratégica, a Polícia Civil apresentou, nesta quarta-feira (30), seu portfólio de programas e projetos previstos no Planejamento Estratégico para o período 2022-2025. Na ocasião, também foi assinado um termo de cessão do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (SigES) da SEP para a PCES.

Segundo a subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos da SEP, Joseane Zoghbi, as transferências de metodologia já realizadas para secretarias e órgãos das administrações estadual e municipal têm contribuído para dinamizar as entregas à sociedade. "Trata-se de uma ação que organiza o planejamento com foco na gestão pública para resultados e contribui para o órgão caminhar com estratégia na realização de seus projetos”, argumentou ela.

Aliado

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, destacou que o trabalho de modernização da instituição começou no início da atual gestão.  "O trabalho dos policiais civis tem efeito direto sobre a impunidade, a violência e a criminalidade, o que nos demanda um apurado planejamento das ações. Nesse contexto, o Planejamento Estratégico passou a ser um importante aliado da Polícia Civil. Com o apoio da Secretaria de Economia e Planejamento realizamos este planejamento e preparamos o caminho para que os próximos gestores tenham a possibilidade de elaborar o planejamento estratégico de forma independente, permanente e sistemática", afirmou.

“Ainda em 2019 esta gestão regulamentou a atribuição da Assessoria de Planejamento Projetos e Modernização de Gestão (APPMG) e nos deu a missão de buscar recursos e coordenar o Planejamento Estratégico da Polícia Civil, estabelecendo nossa Missão, Visão e Valores e desenhando a trajetória que desejamos seguir", declarou o coordenador da Comissão Permanente de Planejamento Estratégico (CPPE), delegado Jeremias dos Santos, que apresentou o Planejamento Estratégico (PE) para o triênio 2022-2025.

Gestora de projetos da SEP que atuou na coordenação das oficinas, Joseani Martins diz que em 2020 a SEP firmou com a PCES a parceria para a realização de oficinas de Transferência de Metodologia em Gestão Estratégica. “Mas, após a reunião de partida, os trabalhos foram suspensos devido à pandemia de Covid-19”, explica ela.

A retomada aconteceu em maio de 2021, com uma sequência de nove oficinas, envolvendo, entre outros, temas como Missão, Visão e Valores, Análise Estratégica e de Indicadores e Metas, Projetos e Ações. Todo esse processo contou com a participação de 31 servidores da PCES e da e equipe da Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp), formada pelos gestores de projetos Joseani Martins, Lucimar Carvalho, Elizane Jubini e Maria Auxiliadora Pedruzzi Costa e o trainee de inovação em gestão pública Mirko Pose.

De acordo com as gerentes da Subepp Ana Lúcia Pansini, de Projetos Estruturantes, e  Anna Cláudia Pela, de Gestão Estratégica, o objetivo da transferência de Metodologia em Gestão Estratégica é difundir a cultura de Gestão Estratégica por meio da orientação e do apoio aos órgãos estaduais e governos municipais, na elaboração do Planejamento Estratégico, definição de carteira de programas e projetos, indicadores e metas, implantação do Escritório Setorial de Projetos, definição do modelo de gerenciamento de projetos e ainda utilização do Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges).

O Siges é um sistema próprio do Governo, desenvolvido numa parceria entre a SEP e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Utilizando o sistema, a equipe do Escritório de Projetos do Governo, que funciona na SEP, faz o gerenciamento intensivo de ações, projetos e programas das carteiras estratégicas da Administração Estadual. E essa mesma metodologia pode ser aplicada nos projetos e programas das Secretarias e Órgãos.

Os secretários da Segurança Pública, Alexandre Ramalho, e de Governo, Álvaro Duboc, também participaram do evento na Polícia Civil e destacaram a importância do planejamento no trabalho que o Governo do Estado vem realizando na prevenção e no enfrentamento à violência e à criminalidade.

Matheus Zardini / Camila Ferreira

(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27) 99231-5157