15/03/2021 18h40 - Atualizado em 16/03/2021 08h16

SEP e Sefaz organizam ciclo de palestras para comemorar o Dia do Consultor do Tesouro Estadual

Um ciclo de palestras sobre finanças públicas e os desafios e perspectivas em tempos de Covid-19 vai marcar a comemoração ao Dia do Consultor do Tesouro Estadual. A data é celebrada no dia 10 de março, mas a comemoração vai acontecer com um webinário entre os dias 16 e 19 de março (terça a sexta-feira).

Os encontros serão transmitidos por videoconferência, com emissão de certificado de participação. O evento tem inscrições gratuitas pelo link http://bit.ly/3t9PfgJ. O link de participação será transmitido por e-mail.

“Os consultores do Tesouro Estadual prestam uma contribuição relevante para a gestão das finanças públicas do Estado. Nada melhor que compartilhar essas experiências com outros gestores e profissionais na comemoração do aniversário da carreira”, comenta o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, que deverá fazer a mensagem de abertura do evento.

A primeira palestra será do subsecretário do Tesouro Estadual, Bruno Pires Dias, e da subsecretária de Estado de Orçamento, Juliani Johanson e terá como tema o “Panorama das Finanças  Públicas Estaduais em tempos de Covid-19: perspectivas e desafios. Ambos os palestrantes são consultores do Tesouro Estadual.

Na sequência, a programação apresenta a fala do secretário de Estado de Governo, Gilson Daniel, que vai abordar os “Impactos da pandemia na situação fiscal dos municípios e as boas práticas de captação de recursos”. Gilson Daniel também é ex-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e ex-prefeito de Viana.

Fecha o primeiro dia de palestras o deputado estadual Dary Pagung. Ele vai falar sobre o Orçamento Público Estadual na pandemia e o papel do Poder Legislativo na destinação de recursos a municípios.

Na quarta-feira (17), os palestrantes serão os consultores do Tesouro Estadual Alan Johanson, contador Geral do Estado, e Marcus Rangel, subgerente de Programação Financeira. Johanson vai abordar os impactos da Lei Complementar 178/2020 e Rangel vai tratar das transferências obrigatórias de recursos do Estado e União.

O terceiro dia de palestras vai contar com a participação de Marco Guilherme, que vai falar sobre a situação do endividamento público no Espírito Santo e lançar o Relatório Anual da Dívida Pública (2020). No mesmo dia, Adriano Rasseli, gerente Geral de Gestão Orçamentária, abordará a importância do orçamento para o controle fiscal. Ambos são consultores do Tesouro Estadual.

Na sexta-feira (19), o diretor de Investimentos da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo (Preves) e consultor do Tesouro Estadual, Tiago Roque, irá vai abordar o tema “Onde investir recursos na pandemia: riscos e oportunidades em aplicações financeiras”.

“São palestras que têm uma relevância muito grande para gestores estaduais, municipais e também para a população em geral que se preocupa com o tema das finanças públicas. Os palestrantes são muito capacitados e tenho certeza que será um grande evento”, comenta o subsecretário do Tesouro Estadual, Bruno Pires Dias.

Confira a programação:

Data: 16/03 (Terça-feira)
Horário: Das 10h às 11h15

Abertura:
Rogelio Pegoretti: Secretário da Fazenda do ES

Palestra 1: Panorama das Finanças Públicas Estaduais em tempos de Covid: perspectivas e desafios
Bruno Dias: Subsecretário do Tesouro Estadual da Sefaz e consultor do Tesouro Estadual
Juliani Johanson: Subsecretária de Estado de Orçamento e consultora do Tesouro Estadual

Palestra 2: Impactos da pandemia na situação fiscal de municípios e as boas práticas de captação de recursos
Gilson Daniel: Secretário de Governo do ES

Palestra 3: Orçamento Público Estadual na pandemia: O Papel do Poder Legislativo na destinação de recursos a municípios
Dary Pagung: Deputado Estadual do ES

Data: 17/03 (Quarta-feira)
Horário: Das 10h às 11h

Palestra 4: Mudanças nas regras fiscais dos entes subnacionais: impactos da Lei Complementar 178/2020
Alan Johanson: Contador-Geral do Estado e consultor do Tesouro Estadual

Palestra 5: Transferências constitucionais e legais: Principais fontes de receitas para os municípios.
Marcus Rangel: Subgerente de Programação Financeira e consultor do Tesouro Estadual

Data: 18/03 (Quinta-feira)
Horário: Das 10h às 11h

Palestra 6: Situação do endividamento público no ES: Lançamento do Relatório Anual da Dívida Pública (2020)