28/01/2022 15h38

SEP orienta servidores sobre execução orçamentária em secretarias e órgãos do Governo

Foto: Gabriel Fritz /SEP

Aproximadamente 100 servidores que atuam em Grupos de Planejamento e Orçamento (GPO) de secretarias e órgãos do Governo do Espírito Santo participaram, nesta sexta-feira (28), de uma reunião técnica para a realização do trabalho de execução orçamentária do exercício de 2022. A ação foi realizada pela Subsecretaria de Orçamento da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).

Durante a reunião, realizada de forma on-line, a subsecretária de Estado de Orçamento, Juliani Johanson, falou sobre os principais pontos do Decreto de Programação Orçamentária; planejamento orçamentário e sua execução; indicadores orçamentários; rotinas básicas para gestão do orçamento; emendas e Plano de Investimento Público (PIP) do Governo.

Juliani Johanson destacou a importância do conhecimento da legislação e dos demais aspectos que envolvem a gestão orçamentária, como forma de se garantir economicidade, eficiência e celeridade nos trâmites processuais e assim garantir a correta execução do Orçamento Anual, viabilizando entregas do Governo à população.

Como diretrizes para o trabalho, a subsecretária destacou a necessidade de os servidores conhecerem o orçamento de forma detalhada, o planejamento da execução das ações e projetos para o exercício anual, além da redução de alterações orçamentárias. Todas as unidades setoriais (GPOs) devem cumprir orientações da SEP e da Secretaria da Fazenda (Sefaz). 

Para Juliani Johanson, reuniões técnicas como a realizada nesta sexta-feira (28) são importantes para alinhar as diretrizes necessárias à gestão do orçamento com todas as áreas técnicas das secretarias e órgãos. “O êxito na condução das finanças públicas estaduais é fruto do trabalho desenvolvido com essa parceria”, salientou.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard