17/09/2021 14h04

SEP realiza reunião com gestores da área de Educação para o Futuro

Álvaro Duboc: "Gestão exitosa, com muitas entregas à população".

Gestores, gerentes, pontos focais e dirigentes de Secretarias e Órgãos ligados à área estratégica Educação para o Futuro participaram, nesta sexta-feira (17), de reunião virtual coordenada pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, como parte do processo de gerenciamento intensivo de programas e projetos da Administração Estadual. O objetivo é potencializar as entregas do Governo do Estado à sociedade capixaba.

Duboc destacou o fato de o Governo estar realizando o maior volume de investimentos dos últimos anos, o que segundo ele é “fruto do modelo de gestão aplicado sob a liderança do governador Renato Casagrande”. 

As reuniões ampliadas das áreas estratégicas do Governo do Estado, que desde o início do Governo eram realizadas sistematicamente, de forma presencial, haviam sido suspensas devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Mas o gerenciamento intensivo, realizado pela SEP em parceria com Secretarias e Órgãos, não sofreu descontinuidade.  

“Retomamos nesta sexta-feira a agenda com o primeiro alinhamento na área de Educação para o Futuro. O mesmo acontecerá com todas as nove áreas estratégicas. Posteriormente, tudo o que alinhamos será apresentado em reuniões com o governador, para que possamos apresentar o que foi realizado, o que está em execução, discutindo também os possíveis pontos críticos e gargalos dos projetos que planejamos realizar. O objetivo é consolidar nossa gestão exitosa, com muitas entregas à população”, disse o secretário.

O Governo do Estado trabalha com três carteiras de programas e projetos, nas nove áreas estratégicas, dentro do Modelo de Gestão Realiza+. Esse modelo de gestão para resultados tem coordenação direta do governador Renato Casagrande, favorecendo a ampliação de entregas à população.

Quinzenalmente, após reuniões com a SEP, equipes de cada uma das áreas participarão de encontros com o governador, agora em formato híbrido. Presencial, com participação de secretários das áreas, e virtual, com o restante das equipes -, em respeito às normas sanitárias de combate à Covid-19.

Nas reuniões, com base em dados detalhadamente registrados pela SEP em um BI - ferramenta analítica que favorece o Planejamento Estratégico, elaborada pela equipe da Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp), em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) -, são avaliadas as entregas.

A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, explica que é por meio do gerenciamento intensivo que o Governo busca eliminar gargalos dos projetos para, efetivamente, entregar mais para a sociedade, “que reivindica resultados finalísticos”.

Compete à equipe do Escritório de Projetos do Governo, que funciona na Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), por meio da Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp), realizar as reuniões de gerenciamento intensivo de programas e projetos.

A reunião preparatória da área de Educação para o Futuro, nesta sexta-feira, envolveu, além da Secretaria da Educação (Sedu), equipes das secretarias de Governo (SEG); da Ciência de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), de Governo (SEG), e de Controle e Transparência (Secont). E ainda, da Vice-Governadoria, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

Realiza+

Por meio do programa Realiza+, o Governo do Estado amplia o número de entregas à sociedade capixaba, fazendo o gerenciamento intensivo dos seus programas e projetos, por meio de pessoas, tecnologia e processos. No que se refere a pessoal, atuam gerentes de projetos ligados ao Escritório de Projetos do Governo, que funciona na SEP, e também os das secretarias e demais órgãos.

Há também a rede de pontos focais, formada por servidores que dão celeridade no andamento dos processos, ligados a vários órgãos da Administração Estadual, além da SEP, que é responsável pela gestão orçamentária do Governo.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard